Portal de Meio Ambiente (PMA) Brasil - Natal,Rn - Campus UFRN

EXPEDIÇÃO ao Cosmos investiga existência de vida inteligente na terra.

Divulgado em: 17/08/2017

PaleBlueDot

A segunda edição anual do Expedições trará um desafio aos seus participantes: descobrir se há vida inteligente na terra. Com esta provocação, a próxima semana será de abertura para as inscrições de mais uma edição do projeto da UFRN que, desde 2009, vem levando integrantes da comunidade universitária a conhecerem a realidade ambiental do estado e a expandirem seu olhar sobre o meio em que vivem.

 

Foram 9 anos até aqui:  aula-passeio pelo Rio Potengi, visitas ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), às Estações de Tratamento de Água, e de Esgotos, ao Aterro Sanitário, ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), ao Parque Eólico, ao Parque das Dunas, ao Parque da Cidade, à Casa Ecodidática, às Usinas de reciclagem de Resíduos da Construção Civil, ao Projeto Tamar, com direito a acompanhamento de desova das tartaruguinhas marinhas…

 

Depois de tantas e diversificadas experiências, o desejo de ampliar o olhar mudando a perspectiva para perceber a real escala da importância humana no universo e, ao mesmo tempo, a riqueza de características

 

 

tão únicas para a vida na terra, encontrou parceria com o Professor José Roberto de Vasconcelos Costa, coordenador do projeto Astronomia no Zênite.

 

EXISTE VIDA INTELIGENTE NA TERRA?

 

O projeto Expedições tem por objetivo proporcionar a professores, alunos e corpo técnico-administrativo da UFRN, visitas técnicas a instituições e projetos envolvidos com a construção de uma cultura pautada pela preservação ambiental e pela sustentabilidade. 

 

Na edição 2017.2, o tema será Astronomia. A Expedição contribuirá para o processo de sensibilização ambiental pretendido, tendo em vista que o objeto de estudo da Astronomia é o próprio Cosmos.

 

Na Expedição, serão abordadas questões inerentes ao tempo/espaço onde se encontra inserido o planeta Terra, e suas inúmeras relações. Os participantes serão conduzidos por uma trilha,em escala, do Sistema Solar, que constituirá a base para apresentação da relação da Terra com o Cosmos, objeto da palestra que a antecederá, e será proferida pelo professor José Roberto de Vasconcelos Costa -“Existe vida inteligente na terra?”.

 

A partir da palestra e da trilha do Sistema Solar, construído em escala, no Parque da Cidade/Natal, integrantes da comunidade universitária poderão usufruir tanto dos aspectos teóricos relacionados ao tema, como da experiência de imersão e contato direto com aspectos da imensidão, fascínio e fragilidades do ambiente que envolve o planeta onde vivem. Um exercício de auto-conhecimento e humildade, conforme pregava Carl Sagan:

 

“Na escala dos mundos, humanos são irrelevantes. A Terra é um palco muito pequeno em uma imensa arena cósmica, (…) um mero ponto de luz em um vasto cosmos circundante”, um “pálido ponto azul”…

 

A interdisciplinaridade é outro aspecto de convergência da Astronomia com os objetivos do Expedições, um projeto que alcança todos os setores da UFRN (professores, técnico-administrativos e alunos), das mais diversas áreas de conhecimento.

 

“A Astronomia é uma ciência da natureza, mas através dela podemos chegar facilmente às ciências humanas, pois a construção do pensamento também faz parte do nosso caminho. Através da Astronomia podemos falar de Física, Matemática, Química ou Biologia de forma natural, transitando por cada uma delas sem fronteiras, sem a separação em disciplinas que o ensino tradicional acaba determinando na percepção dos alunos.“ José Roberto de Vasconcelos Costa, em O que é Zênite? Astronomia no Zênite, dez 2012. 

 

Neste contexto, a expectativa ao lançar a provocação sobre a existência de vida inteligente na terra, através do Expedições, é possibilitar, aos participantes, uma experiência que possa contribuir para a relação dos “seres dominantes da terra” com este Universo, possibilitando a apreensão melhor das possibilidades e, sobretudo, da responsabilidade para com o lugar onde vivem.

 

EXPEDIÇÃO AO COSMOS: O PROJETO

 

Promovido pela Superintendência de Infraestrutura – INFRA/UFRN, através da Diretoria de Meio Ambiente – DMA/UFRN, a Expedição ao Cosmos será realizada a partir de uma trilha que será percorrida através de uma escala do sistema solar, construída no Parque da Cidade. A trilha será precedida por uma palestra que será realizada pelo professor José Roberto.

 

Como de costume, serão realizadas as duas visitas técnicas da segunda edição anual (a primeira, no 1º semestre, em março, promoveu a vista a uma usina de reciclagem da construção civil), quando serão disponibilizadas 27 vagas em cada uma delas: na quinta-feira à tarde, dia 31 de agosto, a visita acontecerá no período das 13:30 às 18:30h; no dia 1º de setembro, sexta-feira pela manhã,  entre 7 e 12:00h.A concentração será no hall interno do prédio da INFRA/UFRN, localizado em frente ao Restaurante Universitário.

 

INSCRIÇÕES

 

As inscrições para a Expedição ao Cosmos estarão abertas a partir do dia 22 de agosto, próxima terça-feira, e serão feitas em 2 etapas: 

(1) PELA INTERNET, no endereço ==> https://goo.gl/forms/PyYZKdkqBlrlKeK23, o requerente irá LER AS INSTRUÇÕES, PREENCHER E ENVIAR o FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO;

(2) Após IMPRIMIR e ASSINAR, ENTREGAR  o TERMO DE RESPONSABILIDADE ANEXADO ao formulário, PRESENCIALMENTE, na SALA DA DMACOMUNICA/INFRA. 

Caso o participante seja MENOR DE 18 ANOS, é OBRIGATÓRIA A AUTORIZAÇÃO DOS PAIS, devendo o referido TERMO ser preenchido e assinado por eles. 

É IMPORTANTE QUE O PARTICIPANTE LEIA, COM ATENÇÃO, TODAS AS INSTRUÇÕES.

 

ATENÇÃOO ATO DE INSCRIÇÃO SÓ É FINALIZADO PRESENCIALMENTE, após ENTREGA do TERMO DE RESPONSABILIDADE na sala da DMA COMUNICA e conferência do documento com foto do participante/dos pais/responsáveis, no caso de o participante ser menor de idade.

 

A inscrição para o Expedições é gratuita e aberta à toda comunidade da UFRN: professores, alunos e corpo técnico-administrativo.

 

A coordenação pede para os interessados que, ANTES DE REALIZAR INSCRIÇÃO, AVALIEM SUA DISPONIBILIDADE NO DIA, PARA NÃO DESPERDIÇAR VAGA E PARTICIPAÇÃO DE OUTROS INTERESSADOS. 

 

SERVIÇO:

 

O QUE:  Projeto Expedições 2017.2 – Expedição ao Cosmos: Existe Vida Inteligente na Terra?

 

DAS INSCRIÇÕES:

QUANDO:  a partir de 22 de agosto (3a-feira):

ONDE e COMO:

1. Formulário on line: 

Passo 1:  preenchimento e envio do Formulário de inscrição, no endereço https://goo.gl/forms/PyYZKdkqBlrlKeK23

Passo 2: imprimir, preencher e assinar Termo de Responsabilidade.

2. Presencial : Entrega do termo de Responsabilidade na Superintendência de Infraestrutura – INFRA/UFRN, em frente ao RU; Sala da DMA Comunica. 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:  das 8:30 às 11:30h, e das 14:00 às 17:00h, de 2ª à 6ª-feira.

QUEM PODE PARTICIPAR: professores, alunos e corpo técnico-administrativo da UFRN.

 

DA EXPEDIÇÃO:

QUANDO: 

31 de AGOSTO –  quinta-feira À TARDE, das 13:30 às 18:30h;

1º DE SETEMBRO – sexta-feira pela MANHÃ, das 07h00 às 12:00h.

ONDE:  TRILHA por escala DO SISTEMA SOLAR construída no Parque da Cidade, Natal/RN.

CONCENTRAÇÃO:  Hall de entrada da Superintendência de Infraestrutura-INFRA/UFRN, localizada em frente ao Restaurante Universitário.

 

Por Jô Carvalho

Share Button


Todas as notícias.

    Sembragires

    MCC

    IAGCA-USP

    MAST

    Expedições 2017.2

    Astronomia no Zênite

    Programas da DMA

    DMA Comunica

    contorno1

    contorno1

    contorno1

    Banner NUPECS

    Banner Parque da Cidade


    Dicas de páginas

    Espaço Amazônia

      Washington Novaes