UFRN prepara atividades para Semana de Meio Ambiente que acontecerá em junho.

Divulgado em: 16/05/2017

Reunião org SeMA UFRNA cada ano, desde que foi instituído o Dia Mundial de Meio Ambiente, a data 5 de junho é utilizada para reunir diversos eventos e reuniões, com o objetivo principal de chamar atenção de todas as esferas da população, para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, acontecida em Estocolmo, em 1972.

No Brasil, a exemplo de alguns outros países, o tema passou a ocupar uma semana entre atividades lúdicas e de campo, reflexivas ou contemplativas, com a realização de trilhas e visitas técnicas, bate-papos, palestras e mesas redondas.

A Semana de Meio Ambiente da UFRN é uma promoção conjunta da Pró-reitoria de Extensão, da Diretoria de Meio Ambiente, e dos diversos centros acadêmicos da Universidade. Dentro da diversidade de temas que a UFRN agrega, as abordagens do evento serão múltiplas.

Para este ano, conforme explicou a professora Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Diretora de Ações Educacionais, da PROEx, uma das inspirações veio da campanha da Fraternidade que, com o tema  biomas brasileiros e defesa da vida, remeteu à associação ao nosso cenário mais próximo, o bioma Caatinga, tema que será destacado. O lugar  da Academia como espaço da inter e multidisciplinaridade das áreas de conhecimento, envolvidas no universo de atuação da Universidade, estimularam ainda outras abordagens, sempre seguindo o eixo do debate sobre sustentabilidade, indo do âmbito mais geral – turismo e negócios sustentáveis, com espaço para a ecogastronomia e o turismo de base comunitária, para  as especificidades da realidade ambiental vivenciada no Campus da UFRN, que passa por questões como a arborização do Campus, por exemplo, e por um grande debate que está sendo programado para se pensar a Política Ambiental da UFRN.

Previstas para o período entre 5 e 10 de junho, as atividades terão diversos formatos de apresentação como rodas de conversa, oficinas e mesas-redondas, além de um circuito ambiental com caminhada e passeio ciclístico por diversos setores da UFRN.

Em breve, a programação da SeMA UFRN estará disponibilizada. Para saber como participar, acompanhe pelo Portal de Meio Ambiente da UFRN ou na Página da Diretoria de Meio Ambiente.

Banner Reutilizar É Bem Melhor (site meio ambiente ufrn) - 3