Portal de Meio Ambiente (PMA) Brasil - Natal,Rn - Campus UFRN

UFRN prepara atividades para Semana de Meio Ambiente que acontecerá em junho.

Divulgado em: 16/05/2017

 

Reunião org SeMA UFRNA cada ano, desde que foi instituído o Dia Mundial de Meio Ambiente, a data 5 de junho é utilizada para reunir diversos eventos e reuniões, com o objetivo principal de chamar atenção de todas as esferas da população, para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, acontecida em Estocolmo, em 1972.

 

No Brasil, a exemplo de alguns outros países, o tema passou a ocupar uma semana entre atividades lúdicas e de campo, reflexivas ou contemplativas, com a realização de trilhas e visitas técnicas, bate-papos, palestras e mesas redondas.

 

A Semana de Meio Ambiente da UFRN é uma promoção conjunta da Pró-reitoria de Extensão, da Diretoria de Meio Ambiente, e dos diversos centros acadêmicos da Universidade. Dentro da diversidade de temas que a UFRN agrega, as abordagens do evento serão múltiplas.

 

Para este ano, conforme explicou a professora Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Diretora de Ações Educacionais, da PROEx, uma das inspirações veio da campanha da Fraternidade que, com o tema  biomas brasileiros e defesa da vida, remeteu à associação ao nosso cenário mais próximo, o bioma Caatinga, tema que será destacado. O lugar  da Academia como espaço da inter e multidisciplinaridade das áreas de conhecimento, envolvidas no universo de atuação da Universidade, estimularam ainda outras abordagens, sempre seguindo o eixo do debate sobre sustentabilidade, indo do âmbito mais geral – turismo e negócios sustentáveis, com espaço para a ecogastronomia e o turismo de base comunitária, para  as especificidades da realidade ambiental vivenciada no Campus da UFRN, que passa por questões como a arborização do Campus, por exemplo, e por um grande debate que está sendo programado para se pensar a Política Ambiental da UFRN.

 

Previstas para o período entre 5 e 10 de junho, as atividades terão diversos formatos de apresentação como rodas de conversa, oficinas e mesas-redondas, além de um circuito ambiental com caminhada e passeio ciclístico por diversos setores da UFRN.

 

Em breve, a programação da SeMA UFRN estará disponibilizada. Para saber como participar, acompanhe pelo Portal de Meio Ambiente da UFRN ou na Página da Diretoria de Meio Ambiente.

 

Por Jô Carvalho

Share Button


Todas as notícias.

    contorno1

    contorno1

    contorno1

    contorno1

    Programas da DMA

    DMA Comunica

    Banner Parque da Cidade

    Banner NUPECS

    Banner Reutilizar É Bem Melhor (site meio ambiente ufrn) - 3


    Dicas de páginas

    Espaço Amazônia

      Washington Novaes