NUPECS/UFRN apresenta projetos sustentáveis no Expedições

Divulgado em: 18/08/2016

interna 2Localizado no Rio Grande do Norte, na zona rural de Caiçara do Rio dos Ventos, na BR 304, a cerca de 100 km da cidade de Natal, o Núcleo de Pesquisa em Engenharia, Ciências e Sustentabilidade do Semiárido – NUPECS, é um projeto que tem como propósito principal, ser um espaço para o desenvolvimento de pesquisas voltadas para o convívio com a mudança climática no semiárido nordestino, visando promover uma maior sustentabilidade ambiental, econômica e social, no sertão. O NUPECS será o destino da visita técnica realizada pelo projeto Expedições, no próximo dia 24.

A seca prolongada dificulta a sustentabilidade e a vida em propriedades que se apresentam nessa condição geoclimática, o que demanda que se pense em soluções inovadoras, para a sobrevivência. Por esta razão, a região do semiárido nordestino foi escolhida para implantação do NUPECS, localizado na cidade de Caiçara do Rio dos Ventos.

De acordo com Julio Rezende, seu coordenador, o NUPECS pode colaborar para a realização de diversas atividades que irão contribuir para a sustentabilidade da propriedade rural, criando conhecimentos compartilhados. No campo da engenharia, busca-se dar suporte à adaptação junto a fenômenos climáticos severos e adversos, advindos com as mudanças climáticas.

Os desafios para o setor da construção são diversos. Em síntese, consistem na redução e otimização do consumo de materiais e energia, na redução dos resíduos gerados, na preservação do ambiente natural e na melhoria da qualidade do ambiente construído.

interna2Os principais resultados alcançados com o projeto NUPECS são o desenvolvimento da construção da casa de PET e da casa com garrafas de vidro.

A seguir, alguns projetos em andamento e que os integrantes do Expedições terão oportunidade de conhecer.

Casa com PET – trata-se de uma casa construída com garrafas plásticas PET. A iniciativa foi desenvolvida ao longo de mais de um ano, com apoio de pessoas que participarão do I Workshop de Construção Sustentável, durante o Expedições;

Casa com garrafas de vidro – a construção da casa, que fez uso de garrafas do tipo long neck, resultou do projeto de conclusão de curso do aluno de Engenharia de Produção, Luiz Vaz;

Centro de Educação e Cultura Sustentável – auditório no qual são realizadas atividades de capacitação. O auditório passou por uma pequena reforma para receber novos cursos a serem realizados, a partir de 2016;

Experimento em Arquitetura Orgânica – em processo inicial, estão sendo definidas as tecnologias que serão utilizadas em apoio à produção agrícola, de forma sustentável;

Museu de Sustentabilidade do Semiárido - é um pequeno local de exposição que apresenta aspectos educativos sobre como a ciência e a tecnologia podem ser importantes instrumentos para se observar a atuação humana, a economia, a cultura, o bioma, a geologia e o cosmos;

Tecnologias de armazenamento de água – desenvolvimento de um sistema de cisternas para captação de água da chuva, de modo a permitir um melhor convívio com o período de estiagem, estimulando, assim, sustentabilidade local;

Tecnologias sustentáveis de layout do espaço físico – foram criados acessos, jardins, uma praça, entre outras iniciativas, fazendo uso de corpos de prova para realizar o ordenamento do espaço físico;

Tecnologia de combate a processos erosivos – pneus foram utilizados para combater a erosão de uma área que apresentava forte processo erosivo. A exposição da solução encontrada é uma grande lição;

Mirante do carcará – trata-se de um local especial para se observar o pôr-do-sol e toda a região do sertão central do Rio Grande do Norte. Trata-se de um excelente local para observação astronômica e para realização de fotografias;

Mars Habitat – projeto em início de desenvolvimento em parceria com a organização internacional Mars Society. A ideia do projeto é construir uma estação que simularia o funcionamento de uma estação espacial em Marte. Os resultados do projeto serviriam para se lidar com a mudança climática, em especial com locais nos quais têm se registrado temperaturas recordes.

Todos os projetos desenvolvidos no NUPECS servem como instrumento para aprendizagem de estudantes, pesquisadores e professores, que possuem interesse em temas como sustentabilidade, educação, tecnologias sociais, reciclagem, arquitetura, turismo rural e, principalmente, construção civil. O comprometimento do Núcleo é compartilhar esses conhecimentos com estudantes do ensino básico, médio e superior.

EXPEDIÇÕES: VIAJE NESTA IDEIA!

Concebido e desenvolvido pela Superintendência de Infraestrutura, através da Diretoria de Meio Ambiente, para promover visitas técnicas que oportunizem o conhecimento da realidade ambiental do estado do RN, estimulando a interação entre a comunidade universitária de diferentes faixas etárias e áreas de conhecimento, o projeto Expedições escolheu o NUPECS como destino para sua 14ª edição. A escolha deveu-se à observância aos princípios de instituição/projeto voltado para pesquisa e atuação voltados para a promoção de uma cultura sustentável, encaixando-se perfeitamente nos objetivos do projeto da DMA/SIN.

A Expedição ao NUPECS irá acontecer no próximo dia 24 de agosto, e teve suas vagas preenchidas no início do segundo dia de inscrições. O projeto acontece a cada início de semestre, em março e agosto.

CONHEÇA O COORDENADOR DO NUPECS

interna 3Julio Rezende é palestrante nas áreas de sustentabilidade, inovação, empreendedorismo, startups, psicologia e administração. É autor de livros, administrador, psicólogo, professor da UFRN, do Departamento de Engenharia da Produção, doutor em administração pela UFRN, com pós-doutorado na University of Central Florida (UCF).

EXPEDIÇÕES PROPORCIONAM GRANDES DESCOBERTAS…

Fonte: Mickaelly Raiane e Jô Carvalho