PMA - Portal de Meio Ambiente

Programa de Educação Ambiental – PROEA

O programa de educação ambiental consiste em refletir e readequar as diretrizes da instituição para as demandas deste início de século, dentro dos princípios do “novo paradigma ambiental”, é uma nova postura que tem sido cobrada das instituições que são liderança e formadoras de tendências.

O Sistema de Gerenciamento Ambiental – SGA – proposto na Política Ambiental da UFRN pretende “garantir que os impactos resultantes de todas as atividades sejam minimizados a ponto de que nenhuma atividade desenvolvida pela instituição venha a impactar os ambientes onde ela está inserida além de limites considerados aceitáveis .”(UFRN, 2002, p.11).

Estabelece, também, como maior prioridade da Política, a Educação Ambiental (EA) como sendo fundamental para o processo de sensibilização da comunidade universitária, de maneira que esta possa “desempenhar suas tarefas institucionais de forma ambientalmente responsável e consciente, incentivando cada um dos seus membros a adotar uma postura de responsabilidade perante o meio ambiente em suas tarefas extra-institucionais .” (UFRN, 2002, p.16).

Este projeto apresenta um Programa de educação ambiental para a UFRN, com ênfase na implantação de um processo de gerenciamento de resíduos sólidos no Campus Central da UFRN, priorizando a coleta seletiva de lixo.

Geral

- Proporcionar elementos a cada membro da comunidade universitária para uma conscientização gradativa da estreita relação de interdependência sociedade/natureza, de maneira a levá-lo à adoção de uma postura responsável perante a problemática ambiental, com prioridade sobre as atividades que geram impacto ao ambiente nos Campi da UFRN.

Específicos

- Fortalecer a imagem da UFRN como Instituição consciente de suas responsabilidades ambientais;

- Sensibilizar e mobilizar a comunidade universitária (professores, alunos, funcionários e contratados) com vistas à valorização e adoção de atitudes que reduzam os problemas ambientais, o desperdício e a produção de lixo;

- Transformar a coleta seletiva de lixo, a ser implantada nos Campi da UFRN, num instrumento de educação ambiental;

- Promover campanhas que possibilitem a melhoria da qualidade de vida e do trabalho na UFRN;

- Organizar, através de um processo participativo, as ações, demandas e propostas surgidas no âmbito da UFRN que trabalhem na interface entre as áreas social, educacional e ambiental;

- Proporcionar aos envolvidos no PROGEA uma reflexão sobre a realidade de forma não fragmentada;

- Criar espaços de sensibilização e capacitação para o amadurecimento da Educação Ambiental (EA) que se pensa e se faz na UFRN;

PROJETO SALA VERDE DA UFRN

A Sala Verde da UFRN apresenta-se como um espaço apropriado para o desenvolvimento de processos sócio-educativos, que, utilizando a educação ambiental e a informática como agentes motivadores, visam despertar a comunidade para os problemas ambientais locais e a inclusão social. Tem como proposta pedagógica trabalhar na perspectiva do diálogo entre os diversos saberes, da construção de relações democráticas e criação de condições para o conhecimento do outro e da troca de experiências.

A Sala Verde da UFRN inicialmente oferecerá à comunidade um acervo bibliográfico com temas relacionados ao meio ambiente e Educação Ambiental fornecido pelos Ministérios do Meio Ambiente e da Educação, acesso à Internet para pesquisa orientada sobre a temática ambiental, bem como cursos e oficinas que envolvam esses temas.

O Projeto Sala Verde é uma iniciativa da Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA) e consiste no incentivo a implantação de espaços socioambientais pelo país, com o objetivo de constituir-se num Centro de Informação e Formação Ambiental.

A parceria com o Comitê pela Democratização da Informática do Rio Grande do Norte – CDI-RN, permite ampliar as perspectivas de atuação da Sala no tocante à inclusão digital e geração de trabalho e renda para a comunidade interagente.

• Informativo DMA