PMA - Portal de Meio Ambiente

Etapas do Tratamento

1. Tratamento Preliminar
Visa à remoção de sólidos grosseiros e de areia que podem danificar os conjuntos motor-bomba, bem como controlar a vazão afluente. Nessa etapa, o efluente bruto percorre seguidamente as seguintes unidades:
Grade: espaçadas a cada 2,5 cm e com inclinação de 45º em relação a horizontal;
Caixas de Areia: retenção de Partículas de areia com dimensões igual ou superior a 0,2mm;
Calha Parshal: dispositivo de medição de vazão na forma de um canal aberto com dimensões padronizadas. Outra finalidade da calha e controlar o nível de água na caixa de areia e na grade.

 

2. Tratamento Secundário
Visa à remoção da matéria orgânica e dos sólidos em suspensão. É composto pelas seguintes unidades:
Valo de Oxidação: nesta unidade ocorre a oxidação biológica da matéria orgânica onde o esgoto percorre o trajeto de uma pista de corrida por cerca de 1,5 dias devido o movimento promovido por dois aeradores que insuflam oxigênio na massa líquida.
Decantador Secundário: após sair do valo de oxidação, o esgoto segue para o decantador em formato de cone que promove a remoção dos sólidos decantáveis pela força da gravidade. Esses sólidos formam o lodo que será recirculado em parte para que seja mantida uma concentração de 4.000 mg/l de sólidos em suspensão no valo de oxidação, sendo o excesso encaminhado para o leito de secagem.

 

3. Tratamento Terciário
Destina-se a remoção de patógenos. A desinfecção do efluente tratado é feita em um tanque com chicanas horizontais, forçando o efluente a percorrer todo esse trajeto em cerca de 30 minutos, promovendo um maior contato e, consequentemente maior ação do agente desinfectante (cloro gasoso).

 

4. Reúso
Todo o efluente tratado, em média 144,0 m³/dia, é armazenado em um tanque de onde é bombeado para a irrigação do Campo de Futebol e da área interna da ETE.

  • Informativo ETE

    • Programas da DMA

    Dicas de páginas

      Conselho Nacional de Meio Ambiente

      Fundação Nacional de Saúde

      Programa de Pesquisa em Saneamento Básico

      Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental