Filed under: APRESENTAÇÃO – Blog DE OLHO NA CIDADE DA COPA

ATO PÚBLICO CONTRA AS DESAPROPRIAÇÕES!

A APAC – Associação Potiguar dos Atingidos pelas obras da Copa e o
Comitê Popular Copa 2014 – Natal/RN, convidam todos/as para o

ATO PÚBLICO CONTRA AS DESAPROPRIAÇÕES!

Quinta feira, dia 09 de Fevereiro, a partir das 10h00, em frente à Prefeitura Municipal de Natal

Vamos demonstrar o nosso repúdio ao autoritarismo da
Administração municipal.

Vamos dizer que não aceitamos o projeto do corredor estrutural oeste.
Queremos projetos alternativos e sem desapropriações.

Contatos:
Marcos Reinaldo 9961 9929/Eloísa 8756 9737
Prof Milttão:  3653 4768/9122 5600/Nevinha 8723 4079
comitepopnatal@gmail.com
Facebook:  comitê pop natal

Deixe um comentário 2 de fevereiro de 2012

Comitê Popular da Copa em Natal: discutindo a cidade para cidadãos.

Na última quarta-feira do mês de Janeiro aconteceu mais uma reunião do Comitê Popular da Copa 2014 – Natal. O encontro que aconteceu na OAB – Natal, localizada no centro da cidade, contou com a presença de membros da APAC (Associação Potiguar dos Atingidos pela Copa).

A futura desocupação dos imóveis localizados na AV. Mor Gouveia, em virtude dos projetos de mobilidade urbana para a Copa de 2014, é o que mais preocupa os moradores e membros do Comitê em Natal. Eles afirmam que o projeto segue na ilegalidade parcial, pois a população não tem acesso às informações e aos estudos sócio-ambientais que a Prefeitura do Natal desenvolveu. A fim de uma solução justa para as partes envolvidas – Prefeitura e moradores – os representantes da APAC e Comitê Popular da Copa traçavam estratégias a serem apresentadas na reunião do Conselho da Cidade do Natal – Concidade, convocada para a quinta-feira, 26 de janeiro.

A reunião do Comitê acolheu a primeira participação da nova  blogueira do “De Olho na Cidade da Copa”. Gabriela ficou “surpresa com o clima agradável que permanece a todo o momento na reunião, e o exercício de democracia onde todos têm direito à voz e a questionar diversos outros assuntos que vão além da  “Copa 2014”, sempre pensando no bem comum. Em função disso, ela convida todos a participarem das reuniões. DCE´s, CA´s, é uma ótima oportunidade de exercitarmos a cidadania, pensando juntos a cidade que moramos, e como a queremos para o nosso futuro.

Fiquem de olho no Blog De OLho na Cidade da Copa.  Estaremos sempre trazendo para vocês  as informações necessárias ao acompanhamento do processo de contrução da Copa em Natal, tentando fazer com que ela produza um legado social para a cidade. Acompanhem as datas das reuniões do Comitê, com os locais e horários. A próxima acontecerá dia 31/01 (terça-feira), na escola estadual Francisca Ferreira,  Bom Pastor, às 19:00h.

Venha debater o significado dos grandes eventos, e os impactos causados nas cidade e para as populações que os alojam. Venha contribuir com soluções.

O Comitê Popular da Copa 2014 em Natal aguarda você!

Gabriela e Jô Carvallho.
Blogueiras do “De Oho na Cidade da Copa”.

Deixe um comentário 27 de janeiro de 2012

Detentos encontram caminho de ressocialização nos canteiros dos estádios de 2014

A oferta de vagas de trabalho para detentos e ex-detentos pode aumentar ainda mais com o avanço das obras de infraestrutura da Copa do Mundo da FIFA 2014. Das 12 cidades-sede da competição, seis já cumpriram o Termo de Cooperação Técnica firmado com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e hoje ocupam, em obras com mais de 20 operários, 5% das vagas de trabalho com a mão-de-obra de detentos, ex-detentos, cumpridores de penas alternativas e adolescentes em conflito com a lei.

O Termo de Cooperação já funciona em Brasília (DF), Cuiabá (MT), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Natal (RN) e Salvador (BA). Juntas, elas levaram para os canteiros de obras 62 operários contratados com base no acordo. E, à medida que houver a necessidade de mais trabalhadores, o número de contratações deve aumentar, para cumprir o percentual de 5% do total de vagas.

Nas cidades-sede em que ainda não houve contratações, estão em andamento articulações entre os tribunais de Justiça, que são os responsáveis pela execução do programa do CNJ nos estados, os governos estaduais e municipais e os consórcios da construção civil. Um número significativo de vagas deve ser aberto nas obras dos estádios do Itaquerão, em São Paulo, e do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Fonte: Copa 2014

Deixe um comentário 9 de janeiro de 2012

Seminário sobre os impactos da COPA 2014 aconteceu no bairro de Mirassol – Natal RN

Aconteceu no último dia 12 de novembro no Conselho Comunitário de Mirassol. A iniciativa marca uma série de seminários promovidos pelo comitê popular da COPA 2014 visando discutir, principalmente, os impactos do evento em nossa cidade. Com o tema “Transparência, Sustentabilidade, Cidade Legal” foi o III Seminário do Comitê, que já realizou um na Zona Norte e outro na Zona Oeste.

Confira as imagens:

Deixe um comentário 13 de dezembro de 2011

DE OLHO NA CIDADE DA COPA – O Blog! (2) – Em 16 de agosto de 2011

Caros Amigos,

O projeto de blog “De Olho na Cidade da Copa finalmente atingiu a fase de desenvolvimento inicial procurada, com a reunião de diversas mensagens referentes às temáticas que nos propomos a discutir na busca de estratégias de monitoramento do processo de construção da Copa 2014,  visando o objetivo de  um legado social para a cidade de Natal.

Nessa perspectiva o blogDe Olho na Cidade da Copa”  conta, hoje, com as seguintes categorias temáticas.

Na Agenda de Eventos, o internauta cidadão acompanhará as atividades propostas pelo Comitê Popular da Copa 2014, como os diversos seminários que vêm sendo organizados pelas comunidades e bairros das várias zonas da cidade. As primeiras imagens são do Seminário promovido pela Zona Norte que, diga-se de passagem, foi bastante concorrido.

Visando reunir todas as informações possíveis, e estimular a transparência do processo, criamos o espaço próprio para os projetos e ações do Comitê Gestor da Copa em Natal. Monitorando estas ações, um quadro resumo será atualizado pelo Comitê Popular da Copa 2014, para que a sociedade possa acompanhar e participar deste movimento, se integrando às nossas ações, à medida de suas possibilidades. (mais…)

1 Comentário 16 de agosto de 2011

De Olho na Cidade da Copa

Buscando influenciar nos destinos da Copa do Mundo 2014, o Comitê Popular da Copa, em Natal, lançado em 15 de abril de 2011, irá monitorar as ações públicas e privadas relacionadas ao evento, em todo o processo de planejamento e realização das ações, acompanhando o cumprimento e a efetivação dos Direitos Humanos e dos princípios democráticos assegurados na Constituição Federal Brasileira. A ideia é garantir o respeito aos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais dos cidadãos natalenses, possibilitando um legado positivo para a cidade.

Para dar visibilidade, aproximar o cidadão deste grandioso evento e permitir que ele mesmo possa ser um fiscal, acompanhando e cobrando ações das instâncias responsáveis, foi disponibilizado um espaço para a criação do blog De Olho na Cidade da Copa, no Portal de Meio Ambiente da UFRN.

No momento do lançamento integram o Comitê Popular da Copa: a Assembléia Popular, Comitê 9840, Coletivo Leila Diniz, Fundação Fé Y Alegria, Rede Nacional de Advogados Populares (RENAP), UFRN, Arquidiocese de Natal, Associação dos Trabalhadores no Transporte Opcional do RN, MLB, SPVA/RN, Ipejuc, Ileaô, Centro de Cultura da Vila de Ponta Negra.

Equipe DMA Comunica e Comitê Popular da Copa 2014.

Deixe um comentário 7 de julho de 2011


Categorias

Calendário


« August 2017 »
Mo Tu We Th Fr Sa Su
  1* Reunião Comitê Popular at 18:30
2 3 4 5 6
7 8* Reunião Comitê Popular at 18:30
9 10 11 12 13
14 15* Reunião Comitê Popular at 18:30
16 17 18 19 20
21 22* Reunião Comitê Popular at 18:30
23 24 25 26 27
28 29* Reunião Comitê Popular at 18:30
30 31      

Tags

Login

Fale Conosco