Projeto Exposições Itinerantes e Interativas
PMA - Portal de Meio Ambiente

Exposições Itinerantes e Interativas


Porque nosso olhar fica tão cego para as coisas que nos rodeiam? Por que nos acostumamos a não ver, sermos indiferentes com as coisas que acontecem à nossa volta? Enquanto o mundo acelerado nos mantém distanciados de nós mesmos, de nossas necessidades, o ambiente à nossa volta se transforma, muitas vezes sem que cheguemos a perceber. Com a série de exposições fotográficas itinerantes e interativas, alunos, professores e servidores técnico-administrativos da UFRN passam a ter conhecimento dos problemas e potencialidades do espaço do Campus Central.

Construídas a partir dos estudos e levantamentos realizadas pelo projeto Paisagens do Campus, que pesquisa a fauna, flora, pessoas e lugares da UFRN, no sentido de aliar o conhecimento local ao conceito de sustentabilidade trabalhado na missão da Diretoria de Meio Ambiente da UFRN, as Exposições Itinerantes e Interativas resultam das atividades desenvolvidas pelos principais programas e ações da DMA. Itinerante, visita os diversos centros acadêmicos e locais de maior circulação da UFRN. Interativa, convida o espectador a refletir sobre o espaço em que estuda ou trabalha, primeiro passo da sensibilização, rumo à produção de um espaço ecologicamente equilibrado.



Veja texto completo do projeto submetido à PROEX
(insira como título da ação "Exposições Itinerantes e Interativas" e em tipo de atividade "projeto")



ITINERÁRIO


Lançadas durante a Semana de Meio Ambiente da UFRN, as exposições iniciam a circular em junho, abrindo a Semana de Meio Ambiente da UFRN, recebendo os participantes da CESTA Ecológica, no Centro de Convivência. Após a SeMA, a exposição segue para a Biblioteca Central Zila Mamede e para o Restaurante Universitário. No segundo semestre as exibições são reiniciadas com o retorno às aulas, percorrendo os diversos setores de aula do Campus.



INTERATIVIDADE (como participar)


Informações e sugestões de temas podem ser encaminhadas para a DMA Comunica, através do nosso email – dmacomunica@infra.ufrn.br. Agendamentos para exibições em outros locais e fora da UFRN também podem ser viabilizados, desde que não interfira na programação prevista.

A interatividade das Expo's I. I. fica a cargo das relações e processos criativos desenvolvidos pelas equipes envolvidas, podendo ser presencial, através do diálogo empreendido no momento das exibições, ou através dos diversos recursos eletrônicos desenvolvidos pela DMA Comunica – blogs e mídias sociais da DMA.

TEMAS DESENVOLVIDOS

Com este objetivo de aproximação da temática ambiental, e , prioritariamente, do local onde habita a comunidade universitária, foram construídos os seguintes projetos de exposições pela DMA Comunica.


Campanhas - Expo I. I.

Galeria de Imagens - Expo I. I.

Associação a outros projetos

    Programas da DMA

     

Dicas de páginas

Espaço Amazônia

    Washington Novaes