ProGires

PROGRAMA DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS - PROGIRES

  • O programa de gestão integrada de resíduos é o conjunto de projetos, ações, planos e normas destinados a promover e regular a concepção, implementação e administração do gerenciamento dos resíduos gerados na UFRN. Abrange as atividades de coleta, armazenamento, tratamento e destinação final dos resíduos gerados na Universidade.   Objetivos   – Reduzir e controlar […]

Saiba Mais
Coleta Seletiva Solidária - O Projeto

As etapas da CSS
CSS da UFRN

Conheça a UATR
Relatórios ProGIRES

Todos os relatórios

foto projeto CB 2O Centro Acadêmico de Ecologia Aristotelino Ferreira (CAECO, gestão 2016-2017), em parceria com a Direção e a Comissão de Resíduos do Centro de Biociências, tiveram a iniciativa de desenvolvimento conjunto do projeto de Extensão ECOPONTO: resíduos de difícil reciclagem. O Ecoponto visa ampliar a coleta de resíduos de difícil reciclagem, na UFRN, que podem incluir também componentes tóxicos ao meio ambiente e à própria saúde humana o que se dá, muitas vezes, segundo a equipe do projeto, em razão das dificuldades com a logística reversa.

 

O objetivo inicial do projeto é o de receber tipos de resíduos bem específicos:  esponjas de lavar louça e suas respectivas embalagens; materiais de escrita (lápis grafite, lápis colorido, lapiseiras, canetas, borrachas, etc); pastas e escovas de dente e suas respectivas embalagens. Esses materiais serão encaminhados gratuitamente aos Programas Nacionais de reciclagem da TerraCycle “Esponjas Scott-Brite”, “Instrumentos de Escrita Faber-Castell” e “Saúde Bucal Colgate”, respectivamente.

 

O Ecoponto está montado próximo ao bebedouro central e à lanchonete do Centro de Biociências da UFRN.

 

A equipe do projeto pede a colaboração da comunidade universitária, trazendo seus resíduos para reciclagem e divulgando o projeto entre seus conhecidos. A equipe pede, ainda, atenção às regras do projeto com relação à classificação dos resíduos passíveis da coleta, ao mesmo tempo que alerta para a necessidade de não depositarem resíduos úmidos e/ou sujos, de modo a não comprometer aqueles já depositados.

 

O projeto está sendo coordenado pela Professora Dra. Priscila Lopes do Departamento de Ecologia, e conta com a participação dos monitores Paulo Medeiros e Renata Lopes do CAECO, além do apoio dos demais membros ativos do Centro Acadêmico. 

 

Dúvidas e sugestões em relação ao projeto podem ser encaminhadas através dos e-mails: Paulo Medeiros <oluapovi1992@hotmail.com> e Renata Lopes <re_fnlopes@hotmail.com>. Informações a respeito do projeto serão veiculadas na página do “Centro Acadêmico de Ecologia UFRN”, no Facebook, e por outros canais de divulgação da UFRN.

 

Por Jô Carvalho, a partir de email da equipe do projeto.

Dicas de páginas