PROGRAMA DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS – PROGIRES

Divulgado em: 31/01/2012

Produzidos em todos os estágios das atividades humanas, os resíduos, em termos tanto de composição como de volume, variam em função das práticas de consumo e dos métodos de produção. Resultados da sobrevivência e desenvolvimento antropossocial, a geração de um grande volume de resíduos anda de mãos dadas com o progresso tecno-científico.

Por outro lado, os problemas conseqüentes, como proliferação de doenças, degradação do ambiente e desperdício de recursos naturais, torna fundamental, por parte de todos, o correto gerenciamento destes resíduos. As principais preocupações estão voltadas para as repercussões que podem ter sobre a saúde humana e sobre o meio ambiente (solo, água, ar e paisagem).

Desenvolver um plano de gestão de resíduos para uma instituição universitária é bastante diferente de qualquer outra organização, tendo em vista que a mesma desenvolve atividades em uma grande variedade de áreas, sendo potencial geradora dos mais diversos tipos de resíduos.

Entretanto, como produtora e disseminadora de conhecimento, a própria universidade é responsável pelo desenvolvimento de pesquisas, pela geração de novas tecnologias e pela socialização dos conhecimentos; necessários ao controle de tais resíduos. Deve, ainda, a universidade ser agente ativo no processo de csensibilização das pessoas (dentro e fora da comunidade universitária), para o respeito e cuidado com o meio ambiente.

A presente proposta constitui-se na apresentação de diretrizes para a implantação de um programa de gestão integrada dos resíduos produzidos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Consiste na construção de um modelo de intervenção onde todos os projetos relacionados aos resíduos da UFRN devem seguir num direcionamento único, de acordo com uma política típica para resíduos universitários e que se articule com todos os segmentos da envolvidos com a questão, seja na área administrativa, operacional, de ensino, de pesquisa ou de extensão.

» Veja o projeto na íntegra