UFRN participa do III Fórum Nacional Eólico em Natal

Divulgado em: 23/11/2011

A reitora em exercício da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, participou na segunda-feira, 21, da sessão solene de abertura do III Fórum Nacional Eólico – Carta dos Ventos 2011 (CERNE-FNE), às 14h. A edição deste ano ocorreu nos dias 21 e 22, no Hotel Pirâmide, Via Costeira, em Natal.

O professor José Alfredo Costa, do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, coordena a mesa-redonda intitulada “Tecnologia e Inovação”, marcada para o dia 22 como parte da programação do evento.

Além da mesa-redonda com o professor José Alfredo Costa, o evento discute a evolução tecnológica do setor eólico, bem como as tendências internacionais, o desenvolvimento de conteúdo nacional, as tecnologias de medição de ventos para projetos eólicos, a eficiência operacional de aerogeradores e os métodos construtivos, materiais e suprimentos diferenciados.

O encontro acontece anualmente e visa a desenvolver e atualizar a interação entre as administrações públicas e o setor de geração de energia eólica nacional. A Carta dos Ventos é um documento de diretrizes firmado em dez instâncias governamentais e empresariais.

A ideia do documento é promover a articulação institucional para programas de incentivo político, econômico, fiscal e regulatório para o mercado eólico, como o fornecimento de equipamentos, construção de empreendimentos e venda de energia elétrica.

Outras informações pelo site http://forumnacionaleolico.com.br.

Fonte: Página da UFRN

contorno1Programas da DMADMA Comunica