Portal de Meio Ambiente (PMA) Brasil - Natal,Rn - Campus UFRN

Dia da Biodiversidade será comemorado com exposições no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte

Divulgado em: 22/05/2018

O Dia da Biodiversidade será comemorado na próxima terça-feira, dia 22 de maio, e o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte elaborou uma programação para marcar a data. Pela manhã, às 7:30h, um grupo de fotógrafos do Foto Clube Natal irá percorrer a trilha do Horto para fazer fotos da fauna e da flora existentes nos quase 6km de percurso.

 

A partir das 8h estará aberta a exposição “A Biodiversidade Invisível – Com explanação de profissionais da área de Biologia. Os especialistas estarão explicando as peculiaridades da flora do Parque da Cidade para os visitantes, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Também será aberta outra exposição com o tema “Conhecendo a Biodiversidade do Parque da Cidade”. Esta ficará aberta ao público até a Semana do Meio Ambiente, que acontecerá em junho, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.

 

O QUE É

 

TRILHA COM FOTÓGRAFOS: Grupo de fotógrafos profissionais e amadores inscritos no Foto Clube Natal irão fotografar a fauna e a flora do Parque da Cidade na trilha natural do Horto, uma trilha que inicia no Parque da Cidade e termina no antigo Horto Pitimbu. Essa atividade resultará em uma exposição que acontecerá no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia, que é celebrado no dia 19 de agosto.

 

A BIODIVERSIDADE INVISÍVEL: Exposição interativa da diversidade de estruturas florais, evidenciando suas particularidades como cor, texturas e formas, a fim de formar uma bagagem cognitiva à pessoa e sensibilidade para um assunto muitas vezes negligenciado pela sociedade. O objetivo desta exposição interativa é evidenciar a existência das diferentes estruturas botânicas presentes nas plantas e sua importância para a biodiversidade, promovendo uma mudança positiva na percepção do ser humano.

 

CONHECENDO A BIODIVERSIDADE DO PARQUE DA CIDADE: Exposição das espécies da flora nativa da Mata Atlântica que são atualmente produzidas no Centro de Produção de Mudas da Mata Atlântica do Parque da Cidade. A exposição, em fotos, das espécies da flora do Parque da Cidade é o resultado de pesquisa realizada por estudantes de biologia da UFRN no ano de 2017 e foram catalogadas e publicadas no Field Museum de Chicago, um museu de história natural situado na cidade de Chicago, Illinois, nos Estados Unidos. O museu abriga mais de 20 milhões de espécies em coleção e foi incluído no Registro Nacional de Lugares Históricos em 1975, sendo considerado um dos maiores museus do mundo.

 

Dia Internacional da Biodiversidade

 

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de maio de 1922, visando conscientizar a população mundial sobre a importância da diversidade biológica, além da necessidade da proteção da biodiversidade em todos os ecossistemas do planeta.

 

A data consiste numa homenagem ao dia em que foi aprovado o texto final da Convenção da Diversidade Biológica, intitulado: “Nairobi Final Act of the Conference for the Adoption of the Agreed Text of the Convention on Biological Diversity”.

 

Fonte: Assessoria do Parque da Cidade. 

 

Share Button


Todas as notícias.

    DMA Comunica

    contorno1

    Sembragires

    Banner Parque da Cidade
    Sembragires

     

    IAGCA-USP

    MAST

     

    Astronomia no Zênite

    Programas da DMA

     

     

    contorno1

    contorno1

    Banner NUPECS

     


    Dicas de páginas

    Espaço Amazônia

      Washington Novaes