Curso promove reflexão para postura responsável na gestão de resíduos

Divulgado em: 07/05/2018

Inscrições iniciam hoje e seguem até quarta-feira, 9

A UFRN promove, a partir do dia 14, o curso de extensão universitária GESTÃO DE RESÍDUOS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA, oferecido pelo Programa de Educação Ambiental da Diretoria de Meio Ambiente / Superintendência de Infraestrutura da UFRN.

De acordo com a coordenadora Marjorie da Fonseca e Silva Medeiros (Eng. civil, Msc. da UFRN), o curso tem o objetivo de estimular a adoção de posturas responsáveis diante da questão ambiental, dando ênfase ao gerenciamento dos resíduos sólidos (GRS), a partir de uma dinâmica interativa, com atividades que unirão teoria à prática.

RESÍDUOS SÓLIDOS

Para se ter ideia da importância do tema, é só dar uma olhada no Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e (Abrelpe), em 2016. Naquele ano, o País gerou 84 milhões de toneladas de resíduos. Somente na região Nordeste, mais de 55 mil toneladas de resíduos são geradas, diariamente. Com este quadro, 64% dos municípios ainda possuem lixões, quando a Política Nacional de Resíduos Sólidos estipulava sua extinção, em 2014. A média nacional de coleta para reciclagem é de apenas 3%. Em consequência, 42% do total de emissões de gases de efeito estufa, vem do descarte de materiais e alimentos.

Aterro sanitário de Caieiras SP FOTO Danilo Verpa - SP set 2015

Aterro sanitário de Caieiras, a 35km do centro de São Paulo. Foto: Danilo Verpa – Folha,SP – set 2015

PARTICIPAÇÃO

A participação é aberta à comunidade universitária e à sociedade em geral. Serão disponibilizadas 50 vagas – 25 para a UFRN e 25 para o público externo. Estudantes, educadores, profissionais e interessados, devem possuir, no mínimo, ensino médio completo. Terão direito a certificado, os participantes presentes a 5 dos 6 encontros presenciais, e à avaliação.

Os critérios de seleção atenderão à garantia de oportunidade igualitária entre discentes, docentes e técnicos. Com relação à participação externa, será garantida a diversidade de instituições e de categorias.

O curso terá carga horária de 40 horas, e é gratuito.

SERVIÇO

O QUE – Curso de extensão universitária GESTÃO DE RESÍDUOS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA

EMENTA - Sociedade, meio ambiente, educação ambiental e sustentabilidade. Consumismo, exploração de recursos naturais e impactos ambientais. Políticas públicas de gestão de resíduos sólidos. Resíduos sólidos na comunidade. Sistemas de tratamento de resíduos. Ferramentas metodológicas para a gestão integrada de resíduos. Disposição, reaproveitamento e compostagem de resíduos sólidos. Participação, mobilização e educação ambiental na Gestão de Resíduos. Boas práticas de responsabilidade socioambiental.

QUANDO - de 14 a 25 de maio (semipresencial, com aulas às 2as, 4as e 6as), das 8 às 12h

ONDE - UFRN – Auditório da Superintendência de Infraestrutura da UFRN (prédio em frente ao Restaurante Universitário do Campus Central).

QUANDO - Das 12h de 7 de maio às 12h de 9 de maio de 2018

ONDE – https://goo.gl/forms/afAYR6cWf3WGon7u2