Concurso de Desenho Científico valoriza fauna e flora da Mata dos Saguis

Divulgado em: 07/05/2018

Inscrições estão abertas até o dia 15 de maio e podem ser feitas pelo público em geral

As submissões para o 2º Concurso de Desenho Científico da Mata dos Saguis estão abertas até o dia 15 de maio. Organizado pelo projeto de extensão La.Na. Mata dos Saguis (Laboratório Natural Mata dos Saguis), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), as inscrições podem ser feitas pela comunidade acadêmica interna e, também, pelo público externo à Universidade.

Com iniciativa e coordenação da professora Dra. Adriana Carvalho, do Departamento de Ecologia da UFRN, o concurso visa selecionar desenhos científicos da fauna e da flora nativa, da Mata dos Saguis – um fragmento da Mata Atlântica com vegetação de restinga localizado no Centro de Biociências, no Campus de Natal.   Todos os desenhos classificados serão publicados na página oficial da Mata dos Saguis (florestinhaufrn.wixsite.com/lanamatadossaguis).

Os autores dos 10 melhores desenhos receberão certificado de participação e os 5 primeiros colocados serão contemplados, cada um, com um livro doado pela Cooperativa Cultural Universitária da UFRN.   A seleção dos desenhos será feita, numa primeira fase, por uma comissão composta por integrantes do projeto. Na segunda fase, uma votação virtual será feita por membros do projeto, convidados e o público em geral. Uma equipe técnica de fotógrafos também participará da votação.

Os interessados em participar do concurso devem enviar um e-mail com o nome completo, curso, instituição onde estudam atualmente (se for o caso) e telefone para contato.   O resultado do concurso será divulgado no dia 15 de junho.   Mais informações podem ser encontradas na página e nas redes sociais do projeto.

MATA DOS SAGUIS

Localizada no Campus Central da UFRN, a Mata dos Saguis é o último e único fragmento da Mata Atlântica que conserva aspectos da vegetação de restinga, na cidade. A Mata possui 1,5 hectares e encontra-se localizada ao lado do Centro de Biociências (CB), da Universidade.

O que era um fragmento contínuo do Parque das Dunas, na década de 70, em Natal, hospeda, hoje, o Laboratório Natural, onde inúmeros projetos de pesquisa são desenvolvidos. Os 15 mil m² guardam uma enorme importância para o desenvolvimento da pesquisa, ensino e extensão do Departamento de Ecologia, especialmente para os estudantes dos cursos ligados às Ciências Biológicas.

O nome da Mata vem de uma homenagem ao ‘Sagui-de-tufos-brancos, que predomina na região e é popularmente conhecido como ‘soim’.

Por Pedro Torres e Jô Carvalho