Meio ambiente fará parte da programação do XXIII Seminário de Pesquisa na UFRN

Divulgado em: 04/05/2018

O evento do CCSA terá como tema ‘Desenvolvimento e Democracia no Brasil: do que estamos falando?’

O meio ambiente fará parte da programação do XXIII Seminário de Pesquisa do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento ocorre de 14 a 18 de maio, com o tema geral ‘Desenvolvimento e Democracia no Brasil: do que estamos falando?’. As inscrições para participação poderão ser feitas até o dia 7 de maio no site do CCSA.

O evento tem como finalidade aproximar a comunidade acadêmica dos debates que estão sendo realizados e produzidos no CCSA, por meio dos cursos ofertados pelo Centro, como Direito, Economia, Administração, Serviço Social, Ciências Contábeis, Turismo e Biblioteconomia, visando socializar o conhecimento produzido nessas áreas.

A programação completa contará com 13 conferências, 54 mesas-redondas e 22 minicursos que abordarão diferentes temas. Para se inscrever, basta acessar a página do CCSA (www.seminario.ccsa.ufrn.br), preencher o formulário e realizar o pagamento da inscrição. Para estudantes, a taxa é de R$ 20; professores, pesquisadores, técnicos e demais interessados pagam R$ 40.

Esta edição do Seminário contará com a discussão de temas sobre meio ambiente em oficinas, mesas-redondas e minicursos. A programação será distribuída durante o evento, que é aberto à comunidade acadêmica da UFRN e, também, ao público, em geral.

A programação específica sobre meio ambiente será organizada da seguinte forma:

Mesa-redonda – ‘Mudanças climáticas e sociedade: um debate necessário e urgente’

Mudanças climáticas provocam secas que fazem os moradores enfrentar filas para conseguir água (Foto: Anderson Barbosa/G1)

No dia 15, a mesa-redonda ‘Mudanças climáticas e sociedade: um debate necessário e urgente’, terá lugar no Auditório do Nepsa II, das 9:30 às 11:30h.

O objetivo dessa discussão será aprofundar o debate em torno das mudanças climáticas, tema cuja análise integra o rol dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos, em 2015, na Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, e que compõe a Agenda 2030.

Oficina – ‘Gestão Ambiental nos Municípios do RN: desafios para a estruturação e implementação de uma Política Ambiental’

A oficina Gestão Ambiental nos Municípios do RN: desafios para a estruturação e implementação de uma Política Ambiental será realizada nos dias 15, 16 e 17 de maio, na sala G1, no setor 1, da UFRN, das 15:30 às 17:15h.

O objetivo dessa oficina será discutir e promover reflexões sobre a realidade da gestão ambiental no estado, envolvendo discentes e demais agentes da sociedade civil para engajá-los no processo de estruturação e/ou fortalecimento da gestão ambiental municipal no Rio Grande do Norte.

A programação é realizada em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), por meio do Núcleo de Apoio à Gestão Ambiental dos Municípios (NAGAM).

Minicurso – ‘Meio ambiente, Desenvolvimento e o índice da Felicidade Interna Bruta (FIB)’

Também nos dias 15, 16 e 17 de maio, na Sala B1, do Setor I, da UFRN, no período de 18:30 às 20:10h, será realizada a oficina Meio ambiente, Desenvolvimento e o índice da Felicidade Interna Bruta (FIB). O Objetivo desse Minicurso é suscitar o debate sobre a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Nessa proposta, o diálogo acontecerá a partir do relacionamento do tema desenvolvimento com o fator felicidade, base do Índice de Felicidade Bruta (IFB), implementado no Butão. O original índice foi criado para medir o desenvolvimento do país asiático, apresentando-se como alternativa ao Produto Interno Bruto (PIB), utilizado no ocidente.

A iniciativa ganhou forte repercussão internacional por meio da Organização das Nações Unidas (ONU), tendo já repercussão no Brasil. Experiências concretas serão abordadas, no evento, por meio do minicurso.

SERVIÇO

O QUE: XXIII Seminário de Pesquisa do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) – ‘Desenvolvimento e Democracia no Brasil: do que estamos falando?’

QUANDO: 15, 16 e 17 de maio, das 18:30 às 20:10h

ONDE: Sala B1, Setor I / UFRN