Portal de Meio Ambiente (PMA) Brasil - Natal,Rn - Campus UFRN

Agosto é o mês da 25ª Semana de Astronomia

Divulgado em: 18/08/2017

Contando-HistóriasDesde o começo de sua existência, o homem desejou viajar pelo espaço e conquistar o universo. Claro que nem todo mundo pode ser um astronauta, mas se você quer conhecer tudo sobre cometas, planetas, Sistema Solar, estrelas, galáxias e outros astros que fazem parte do nosso Universo, é só participar da XXV Semana de Astronomia, (SEMA) que acontece entre os dias 15 e 19 de agosto, no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

 

O avanço na exploração do espaço foi tão grande, que hoje temos disponível uma série de informações sobre tudo – ou quase tudo-, que cerca o nosso planeta. Por isso, ao longo dos quatro dias de Semana de Astronomia, o público vai conhecer as mais recentes descobertas da ciência por meio de atividades interativas e palestras com especialistas. Para levar informações científicas de forma bem lúdica aos participantes, haverá oficinas de astronomia dirigidas para crianças, jovens e adultos, visitas orientadas às exposições do Museu e mini cursos.

 

Também serão realizadas atividades de observação do céu e do sol por meio de telescópios e lunetas especiais, permitindo que os visitantes contemplem planetas, estrelas e fenômenos estudados pela astronomia. E como o mês de agosto é um período de céus limpos, é uma excelente oportunidade para se conhecer Júpiter e Saturno, planetas que estão visíveis nesta época do ano.

 

Dentre as atrações, destacam-se oficinas de preparação de uma receita culinária, nas quais se conhece as propriedades dos diversos ingredientes e as transformações que eles sofrem durante o preparo e também oficinas que ensinam a construir um relógio solar. Haverá também passeios ao bosque, caça ao tesouro e muito bate-papo com os pesquisadores do MAST para conhecer os mistérios da Via Láctea. E como este é o ano em que se comemora o Biênio da Matemática, a SEMA terá como tema “Matemática: o idioma da Astronomia”. Estão programadas palestras interessantes sobre calendários e constelações dos Índios do Alto Rio Negro, que usavam a matemática para contar a passagem do tempo.

 

A SEMA tem o objetivo de aproximar a ciência das pessoas. É um evento anual de divulgação científica que, desde 1993, apresenta as mais recentes descobertas da Astronomia. Ao longo desse tempo, o MAST observou que as atividades abrangiam a um público bem amplo e, conhecendo as características de cada um deles, pela primeira vez segmentou as atrações por dia, dedicando sua programação com conteúdo e linguagem mais direcionada para professores, grupos escolares, famílias e visitantes espontâneos do museu.

 

Terça-feira (15/8): Dia do professor
Quarta- feira (16/8): Dia das escolas
Quinta-feira (17/8): Dia dos pequenos (instituições de ensino direcionadas ao público infantil e creches)
Sexta- feira (18/8): Dia das escolas
Sábado (19/8): Para as famílias e público geral

 

Veja a programação completa clicando aqui

Além de todas as atividades da SEMA, os visitantes ainda vão ter a oportunidade de visitar as  exposições do museu.

 

Fonte:  Bruno Cazonatti/Mast

Share Button


Todas as notícias.

    Sembragires

    Sembragires

    Sembragires

    MCC

    IAGCA-USP

    MAST

    Expedições 2017.2

    Astronomia no Zênite

    Programas da DMA

    DMA Comunica

    contorno1

    contorno1

    contorno1

    Banner NUPECS

    Banner Parque da Cidade


    Dicas de páginas

    Espaço Amazônia

      Washington Novaes