Portal de Meio Ambiente (PMA) Brasil - Natal,Rn - Campus UFRN

Science publica artigo de pesquisador da UFRN sobre estrelas solares

Divulgado em: 14/08/2017

José-Dias-do-Nascimento-Jr.-Prof.-Fisíca-Ufrn-20-09-2013-81A Revista Science, em edição publicada nesta sexta-feira, 14 de julho, traz um artigo do pesquisador José Dias do Nascimento, no qual o professor da UFRN trata de responder a uma questão fundamental da astrofísica estelar moderna: É o Sol uma estrela típica?

 

Segundo o professor José Dias, o trabalho é consequência de um estudo teórico-observacional com estrelas análogas solares, e traz consequências importantes para o entendimento do ciclo de 11 anos do Sol e das estrelas similares ao Sol, ou gêmeas solares.

 

Ele explica que “os resultados com simulações magnetohidrodinâmicas e observações turbinam nossa compreensão de como as estrelas geram seus campos magnéticos e confirmam que o Sol é realmente uma estrela sem peculiaridades e que está para a astrofísica estelar como a Pedra da Roseta está para a arqueologia”. Uma outra particularidade do estudo foi a disposição de filmes de realidade virtual 3D para visualização dos modelos. Disponíveis no site.

 

O Trabalho é um cooperação internacional com o CfA-Harvard nos EUA, instituição com a qual o professor tem cooperação formal, CEA Saclay, na França, e o Département de Physique, Université de Montréal.

 

 

Share Button


Todas as notícias.

    Sembragires

    MCC

    IAGCA-USP

    MAST

    Expedições 2017.2

    Astronomia no Zênite

    Programas da DMA

    DMA Comunica

    contorno1

    contorno1

    contorno1

    Banner NUPECS

    Banner Parque da Cidade


    Dicas de páginas

    Espaço Amazônia

      Washington Novaes