Portal de Meio Ambiente (PMA) Brasil - Natal,Rn - Campus UFRN

Cientistas da UFRN embarcam em expedição para pesquisar mudanças climáticas

Divulgado em: 24/07/2017

School-Of-Rocks_17Jul17_Helenice-Vital-BPesquisadores de diversas universidades e escolas do mundo embarcaram no dia 8 de julho no navio de pesquisa JOIDES Resolution, uma embarcação de investigação marítima que perfura e recolhe amostras do assoalho oceânico, em águas profundas.

 

Além dos cientistas, uma tripulação composta por profissionais marinhos e especialistas em perfuração oceânica opera 24 horas por dia para obter dados que revelem pistas sobre a história da Terra registrada em sedimentos e pedras do fundo marinho, dando aos cientistas um vislumbre do desenvolvimento do planeta do ponto de vista da Geologia e da Oceanografia, mas compreensível para todas as áreas da ciência e para a divulgação à sociedade em geral.

 

Pela primeira vez, o Brasil tem representantes na School of Rocks (Escola das Rochas), nome dado à expedição científica que acontece desde 2005: Helenice Vital, professora titular do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Miguel Borges, geólogo formado pela UFRN e atualmente professor de ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

 

Eles possuem o exato perfil da proposta 2017 da School of Rocks: a integração de professores do segundo grau e cientistas para a formação de uma nova geração de pesquisadores das ciências da Terra e do mar, despertando o interesse de estudantes de todos os níveis da educação para a pesquisa. A participação brasileira é financiada pela CAPES e pelo Programa Internacional de Perfuração dos Oceanos (IODP).

 

O porto de partida foi a Baía de Subic (Filipinas) e o destino final, no dia 27 de julho, é a cidade de Townsville, na costa leste da Austrália. Durante o deslocamento, o grupo participa de diversos minicursos e workshops ministrados por uma equipe multidisciplinar de cinco instrutores especialistas em temas como oceanografia, sedimentologia, paleontologia, geotectônica e ensino das geociências.

 

O principal interesse da dupla brasileira é de replicar no Brasil a experiência adquirida no navio para formação de recursos humanos em uma área importante, mas ainda carente no país. “Pretendemos também aumentar a diversidade dos talentos para candidatura a velejar em expedições relacionadas no futuro, criar parcerias locais para estabelecer uma melhor conexão e cooperação entre a Universidade, o ensino médio e o fundamental”, afirma a doutora Helenice Vital.

 

Eles almejam buscar financiamento para realização da Escola das Rochas Brasileira, com a parceria de instituições e empresas brasileiras e estrangeiras, de forma a preparar cientistas e alunos de todo o Brasil, em diferentes níveis, para participar das expedições do Programa Internacional de Perfuração dos Oceanos programadas para iniciar em 2019-2020 ao longo do Atlântico Sul.

 

Na página da JOIDES Resolution (http://joidesresolution.org/) é possível acompanhar os blogs de membros da equipe do School of Rocks 2017 e acompanhar toda a expedição por meio de vídeos e fotos.

 

Fonte: Portal da UFRN

Share Button


Todas as notícias.

    Sembragires

    Sembragires

    Sembragires

    MCC

    IAGCA-USP

    MAST

    Expedições 2017.2

    Astronomia no Zênite

    Programas da DMA

    DMA Comunica

    contorno1

    contorno1

    contorno1

    Banner NUPECS

    Banner Parque da Cidade


    Dicas de páginas

    Espaço Amazônia

      Washington Novaes