Portal de Meio Ambiente (PMA) Brasil - Natal,Rn - Campus UFRN

Cientistas da UFRN embarcam em expedição para pesquisar mudanças climáticas

Divulgado em: 24/07/2017

School-Of-Rocks_17Jul17_Helenice-Vital-BPesquisadores de diversas universidades e escolas do mundo embarcaram no dia 8 de julho no navio de pesquisa JOIDES Resolution, uma embarcação de investigação marítima que perfura e recolhe amostras do assoalho oceânico, em águas profundas.

 

Além dos cientistas, uma tripulação composta por profissionais marinhos e especialistas em perfuração oceânica opera 24 horas por dia para obter dados que revelem pistas sobre a história da Terra registrada em sedimentos e pedras do fundo marinho, dando aos cientistas um vislumbre do desenvolvimento do planeta do ponto de vista da Geologia e da Oceanografia, mas compreensível para todas as áreas da ciência e para a divulgação à sociedade em geral.

 

Pela primeira vez, o Brasil tem representantes na School of Rocks (Escola das Rochas), nome dado à expedição científica que acontece desde 2005: Helenice Vital, professora titular do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Miguel Borges, geólogo formado pela UFRN e atualmente professor de ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

 

Eles possuem o exato perfil da proposta 2017 da School of Rocks: a integração de professores do segundo grau e cientistas para a formação de uma nova geração de pesquisadores das ciências da Terra e do mar, despertando o interesse de estudantes de todos os níveis da educação para a pesquisa. A participação brasileira é financiada pela CAPES e pelo Programa Internacional de Perfuração dos Oceanos (IODP).

 

O porto de partida foi a Baía de Subic (Filipinas) e o destino final, no dia 27 de julho, é a cidade de Townsville, na costa leste da Austrália. Durante o deslocamento, o grupo participa de diversos minicursos e workshops ministrados por uma equipe multidisciplinar de cinco instrutores especialistas em temas como oceanografia, sedimentologia, paleontologia, geotectônica e ensino das geociências.

 

O principal interesse da dupla brasileira é de replicar no Brasil a experiência adquirida no navio para formação de recursos humanos em uma área importante, mas ainda carente no país. “Pretendemos também aumentar a diversidade dos talentos para candidatura a velejar em expedições relacionadas no futuro, criar parcerias locais para estabelecer uma melhor conexão e cooperação entre a Universidade, o ensino médio e o fundamental”, afirma a doutora Helenice Vital.

 

Eles almejam buscar financiamento para realização da Escola das Rochas Brasileira, com a parceria de instituições e empresas brasileiras e estrangeiras, de forma a preparar cientistas e alunos de todo o Brasil, em diferentes níveis, para participar das expedições do Programa Internacional de Perfuração dos Oceanos programadas para iniciar em 2019-2020 ao longo do Atlântico Sul.

 

Na página da JOIDES Resolution (http://joidesresolution.org/) é possível acompanhar os blogs de membros da equipe do School of Rocks 2017 e acompanhar toda a expedição por meio de vídeos e fotos.

 

Fonte: Portal da UFRN

Share Button


Todas as notícias.

    Astronomia no Zênite

    Programas da DMA

    DMA Comunica

    contorno1

    contorno1

    contorno1

    Banner NUPECS

    Banner Parque da Cidade


    Dicas de páginas

    Espaço Amazônia

      Washington Novaes