Portal de Meio Ambiente (PMA) Brasil - Natal,Rn - Campus UFRN

O Dia do Asteroide será celebrado com observação do planeta Saturno no Parque da Cidade

Divulgado em: 22/06/2017

16387851_10208271859821641_996162853702227077_nSábado (24) é comemorado o Dia do Asteroide e os astrônomos potiguares irão celebrar a data com mais uma edição do projeto “Astronomia no Parque”, a partir das 15 horas, com palestra no auditório e telescópio montado para observar o planeta Saturno, no pátio de eventos do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. O projeto “Astronomia no Parque”, por intermédio da organização internacional “The Planetary Society”, traz uma palestra sobre a missão Osiris-Rex, da NASA, que vai fazer uma nave espacial automática pousar em um asteroide e trazer uma amostra para a Terra, para estudos. Na ocasião, serão oferecidos brindes da missão, direto da NASA, para os participantes.

 

O Dia do Asteroide foi criado pelos cientistas para marcar o dia que um imenso asteroide caiu na Sibéria, gerando um impacto tão poderoso que destruiu 80 milhões de árvores numa área de 2 mil km². É para relembrar o que entrou para a história como “o Evento Tunguska” e alertar sobre o risco de que algo parecido possa acontecer novamente. No Brasil contará com atividades em vários estados até o fim do mês.

 

Desde o início do ano o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte vem apresentando o projeto “Astronomia no Parque”, que também conta com observações com telescópio, no final da tarde. O projeto Astronomia no Parque foi concebido por José Roberto Costa, editor do site de divulgação científica “Astronomia no Zênite” (www.zenite.nu) e sua realização conta com o apoio do Parque da Cidade, The Planetary Society e Associação Norte Rio-grandense de Astronomia. Até setembro, as atividades acontecerão sempre no último sábado de cada mês.

 

Neste sábado (24), o telescópio montado no Parque estará apontado para o planeta Saturno. A observação também é livre para o público, mas depende das condições climáticas na ocasião. O evento (palestra e observação) é gratuito e aberto as pessoas de todas as faixas etárias.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Parque da Cidade

Share Button


Todas as notícias.

    Sembragires

    Sembragires

    Sembragires

    MCC

    IAGCA-USP

    MAST

    Expedições 2017.2

    Astronomia no Zênite

    Programas da DMA

    DMA Comunica

    contorno1

    contorno1

    contorno1

    Banner NUPECS

    Banner Parque da Cidade


    Dicas de páginas

    Espaço Amazônia

      Washington Novaes