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Zona Norte de Natal recebe novo plano de abastecimento

Divulgado em: 19/06/2017

26309Em coletiva de imprensa realizada na manhã dessa sexta-feira (16), a Companhia de Água e Esgoto do Rio Grande do Norte (Caern), a Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (Arsban) e o Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn) anunciaram mudanças na situação do rodízio de abastecimento da Zona Norte do município. A partir de hoje, o abastecimento da região passa a ser do ciclo de 24 por 24 horas.

 

Segundo o superintendente de Operação e Manutenção da companhia, Lamarcos Teixeira, este ciclo significa que o abastecimento da região terá intervalos de 24 horas. Antes disso, o ciclo era de 24 por 48 horas, ou seja, dois dias de intervalos a cada abastecimento. O racionamento tem caráter preventivo e se faz necessário em virtude do rebaixamento no volume de água da lagoa de Extremoz. Com as chuvas dos últimos dois meses, a situação do reservatório melhorou o que levou os órgãos a se reunirem na última terça-feira (13) e aprovarem o novo plano de abastecimento da região.

 

Para a diretora-presidente da Arsban, Aparecida França, esse é mais um passo para o abastecimento completo nos bairros afetados e a garantia de ter água em casa todos os dias, que é o objetivo do poder público. A diretora ressalta a importância que teve a conscientização da população, que economizou durante os dias de abastecimento, resultando na melhoria dos índices pluviométricos do reservatório. “O papel da sociedade nessa crise que estamos passando foi muito importante, mas precisamos também esclarecer para a população que é de fundamental importância armazenar de forma adequada a água para que a mesma não se torne um transmissor de doenças”, afirma França.

 

Como reguladora e fiscalizadora, a Arsban teve um papel muito importante em atividades educativas na Zona Norte. A EcoBlitz é uma ação que tem este objetivo, levar informação sobre a importância do saneamento básico, o papel da agência e o direito a denúncia. A agência possui o serviço de ouvidoria, que recebe denúncias referentes a falhas nos serviços de abastecimento e esgotamento no município. Ouvidoria: 0800-281-5613. 

 

Fonte: Prefeitura Municipal do Natal

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