Portal de Meio Ambiente (PMA) Brasil - Natal,Rn - Campus UFRN

Arte japonesa e cultura de Caicó foram destaques na Semana do Meio Ambiente no Parque da Cidade

Divulgado em: 12/06/2017

thumbnail_IMG_20170609_081155000 (2)A arte milenar de dobrar papéis, criada pelos japoneses, foi um dos destaques na Semana do Meio Ambiente no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte nesta manhã de sexta-feira (9). Bancário aposentado, Eugênio Batista Rangel, 64 anos, domina a arte do origami que aprendeu desde menino e encanta adultos e crianças por onde passa. “Eu sou muito curioso e na minha época não tinha muitos brinquedos, não tinha televisão, então eu comecei a fazer os meus próprios brinquedos de papel, sem saber que isso era Origami”, conta para uma plateia de alunos do 6º ano da Escola Municipal Francisco Varela, do bairro Guarapes, que participou do projeto “O Escritos vai ao Parque”, dentro das comemorações da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Natal.

 

Contando as suas histórias e fazendo dobraduras, Eugênio vai encantando a garotada que nem percebe que ele está conversando e dobrando papel. “Vixe, a gente nem percebe que ele está fazendo as figuras”, comenta espantado um dos alunos. Apaixonado pela cultura do Seridó, Rangel é um defensor da cidade de Caicó, onde nasceu e passou a infância e parte da juventude, e decidiu criar um livro onde conta um pouco da história do sertanejo. O livro “A Lenda do Vaqueiro” é um incentivo a levar melhorias para a cidade e valorizar a cultura da terra, que é rica também na gastronomia e no artesanato. Editado em várias línguas e, como o nome já diz, conta a lenda do vaqueiro que pediu muito a Sant´Anna, avó de Jesus e padroeira de Caicó, que não deixasse o Poço do Milagre secar e, alcançando a graça, construiria uma igreja. E assim o fez: construiu a igreja, que hoje é um dos símbolos da fé do povo seridoense, junto com o Arco e o Poço de Sant´Anna.

 

Eugênio Batista não esquece de mandar uma mensagem relacionada ao meio ambiente, principalmente pelo carinho que tem com o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte e é um dos parceiros e mais novo Amigo do Parque, “com direito a certificado e uma árvore plantada”, como ele faz questão de frisar. “Se vocês não jogarem lixo no chão, já é uma forma de ajudar a natureza”, avisa. Para os professores e alunos, foi muito importante esse contado direto com um escritor. “Achei excelente! É uma pessoa que interage bem com os alunos e eles compreenderam bem a mensagem que passou sobre o meio ambiente. É importante para os alunos saírem da zona de conforto deles e participar desses eventos que estimulam de forma positiva”, destacou Jaciara Gurgel, pedagoga e integrante do Pelotão da Cidadania e Protagonismo Juvenil, da Secretaria Municipal de Educação.  

 

O jeito brincalhão de Rangel, chamou a atenção dos alunos, que nem perceberam que ele ficou emocionado com o interesse dos adolescentes pelo trabalho que desenvolve. “Eu fiquei emocionado com esses meninos e meninas. Foi bom passar essa realidade e a consciência ambiental para eles”, disse. A aluna Adriele Freitas, 12 anos, gostou do que viu e ouviu. “Eu gostei do jeito brincalhão dele e quando ele disse que a gente deve estudar mais para ser alguém na vida. Vou procurar aprender a fazer os origamis, porque achei muito bonito”, concluiu.

 

Para o professor Luciano Capistrano, coordenador do projeto “O Escritor vai ao Parque”, o exemplo de Eugênio Batista é muito importante para a garotada. “Como é importante estudar mais, dedicar o nosso tempo a fazer algo de bom e produtivo. Eugênio era um menino pobre e dedicou-se a estudar e aprender um ofício. E com muita sensibilidade voltou o seu olhar para Caicó como forma de resgatar a lenda e preservar a história da terra onde nasceu”, comentou ao encerrar o encontro entre o escritor e estudantes. 

 

O projeto acontece uma vez ao mês, no auditório do Parque da Cidade e é uma oportunidade de pequenos e jovens leitores terem acesso direto a um escritor da cidade. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Parque da Cidade

Share Button


Todas as notícias.

    Sembragires

    Sembragires

    Sembragires

    MCC

    IAGCA-USP

    MAST

    Expedições 2017.2

    Astronomia no Zênite

    Programas da DMA

    DMA Comunica

    contorno1

    contorno1

    contorno1

    Banner NUPECS

    Banner Parque da Cidade


    Dicas de páginas

    Espaço Amazônia

      Washington Novaes