SEMA UFRN 2017 encerra com debates sobre Politica Ambiental, Plantas Medicinais e Conservação, além de Mostra GeovídeosFotos e Circuito Ambiental

Divulgado em: 08/06/2017

II Semente-MCCA Semana de Meio Ambiente chega aos seus últimos dias ainda com intensa programação.

VEJA A PROGRAMAÇÃO DA SEXTA-FEIRA, 9

Duas oficinas estão previstas para a manhã da 6ª-feira. O debate sobre a política ambiental da UFRN acontecerá no auditório do Dept de Educação Física, a partir das 8:30h. A Hora do Chá, oficina sobre plantas medicinais, será realizada no Museu Câmara Cascudo, a partir das 9:00h.

A manhã da sexta-feira contará também com as atividades da Semana de Ecologia, onde o Centro Acadêmico do Curso promove a Roda de Conversa “Vivendo e aprendendo lá na mata dos saguis”.

MATA DOS SAGUIS

A Mata dos Saguis é um pequeno fragmento de Mata Atlântica, que abriga espécies características de restinga, ocupando uma área de aproximadamente 1,48 hectares, ao lado do Centro de Biociências e Setor de Aulas IV. Pela sua importância como área vegetada no meio urbano, pela utilização como área e objeto para desenvolvimento de pesquisas, para prática de trabalhos de campo, e para atividades de educação ambiental, por parte de professores e alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Ecologia, a Mata dos Saguis foi definida como Área Especial, sendo considerada área não edificante no Plano Diretor do Campus.

A oficina será realizada no Anfiteatro das Aves, no Centro de Biociências, a partir das 8:30h.

À tarde será a vez da Mostra GeoVídeosFotos, com exibição dos trabalhos selecionados a partir do concurso homônimo, promovido pelo Dept de Geologia da UFRN. A Mostra, que premiará os 3 melhores trabalhos, se estenderá das 13:30 até as 20:00h. A programação completa pode ser consultada em GeoVídeosFotografias.

SÁBADO: CIRCUITO AMBIENTAL COM CAMINHADA PELO CAMPUS!

Promovido pela Superintendência de Infraestrutura, através da Diretoria de Meio Ambiente-DMA, em parceria com o Dept de Educação Física e a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas – ProGESP, a SEMA UFRN 2017 será encerrada neste sábado, 10, com o Circuito Ambiental e Caminhada. A partir das 8:00h, os participantes serão conduzidos a uma visita pelo entorno e interior do Campus Central, com parada no Horto, na Estação de Tratamento de Esgoto ETE e na Unidade de Armazenamento Temporário de Resíduos – UATR. Durante o percurso, será realizado plantio de mudas de espécies nativas, em locais predeterminados pela DMA.

O Circuito Ambiental é um dos projetos da DMA e acontece regularmente, durante o ano, a partir de agendamento junto aos setores responsáveis. Consiste numa visita guiada, com acompanhamento de profissionais qualificados, à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), à Unidade de Armazenamento Temporário de Resíduos (UATR) e ao Horto Florestal da UFRN. No Circuito, o participante recebe informações sobre as atividades desenvolvidas pelas Unidades, sobre sua importância para a UFRN e para a preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida da cidade de Natal.

HORTO

O Horto Florestal da UFRN é o local da produção de mudas de espécies nativas que são utilizadas para ambientação, arborização e recuperação de áreas degradadas, visando compensar e diminuir os impactos ambientais provocados pelas construções no Campus Universitário. É a base física para o desenvolvimento das ações previstas pelo Plano de Arborização concebido pelo ProARVORE – Programa de Arborização da DMA.

ETE

Construída para adequar o sistema de esgotamento sanitário do Campus Central, até então constituído por fossas sépticas e sumidouros, a UFRN conta com uma Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, desde 1983 e trata, desde então, 95% dos efluentes gerados na Universidade.

Qualquer integrantes da comunidade universitária da UFRN, ou público externo, pode solicitar uma visita à ETE, desde que sejam formados grupos de, no mínimo, dez pessoas. Para realizar o agendamemnto, o grupo interessado pode preencher o formulário disponível no Portal de Meio Ambiente da UFRN, no endereço Conhecendo a ETE, informando o nome e contato do responsável pela visita, quantidade de participantes, além da data e horário da visitação.

UATR

Trabalhar com coleta seletiva tem sido uma prática cada vez mais disseminada nos dias de hoje, quando temas como desperdício e reaproveitamento de resíduos passaram a incorporar a pauta de uma sociedade que tenta, gradativamente, se tornar sustentável. Na UFRN, a Unidade de Armazenamento Temporário de Resíduos é um dos espaços da DMA para desenvolvimento de um importante trabalho no que diz respeito à destinação dos resíduos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Criada para atender as demandas da UFRN com relação à destinação do resíduo produzido, a UATR nasceu sob o decreto presidencial n° 5940/2006, estabelecendo as atividades de Coleta Seletiva Solidária (CSS), com a consequente participação das cooperativas de catadores da Cidade do Natal.

O Circuito Ambiental tem duração estimada de 4 horas. Use sapatos e roupas confortáveis para caminhar. Água e protetor solar são indispensáveis.