Profª Martha Falcão

Divulgado em: 24/04/2017

Uma inspiração de vida, de amor ao ser humano e, principalmente, de amor à Educação. Uma inspiração para a formação de meninos de verdade.

É assim que começamos a falar da professora Martha de Aguiar Falcão. Um exemplo de amor a sua terra natal, às pessoas, à vida de ser professora. É pesquisadora, educadora, cientista.

É reconhecidamente a pioneira na luta pela preservação das nossas riquezas. Sempre acreditou que o Amazonas poderia se desenvolver, se fosse dada ao ribeirinho, ao caboclo a orientação necessária para utilizar a terra e a água para seu sustento. Mesmo antes desse clamor pela Fome Zero, professora Martha mostrava aos seus alunos e à comunidade amazonense que se nada fosse feito a fome e a miséria chegariam. Por isso, mesmo chamada de “louca”, como ela costumava dizer, continuou seu grito de alerta, desenvolvendo projetos voltados à comunidade como “Projeto de Estacas de plantas frutíferas; Projeto frutíferas; Inventário Florestal de Capoeira do Campus Universitário; projeto Floresta de Alimentos projeto Clube do Futuro Cientista do Martha Falcão do qual é presidente de honra.

Iniciou sua vida profissional em 1951, como professora primária no grupo escolar Carvalho Leal na Cachoeirinha, onde lecionou gratuitamente por dois anos. Nas escolas Getúlio Vargas e Euclides da Cunha foram 7 anos junto aos pequenos, ensinando a arte de amar ciência, passou a dar aulas no curso secundário, nas escolas IEA, Colégio Brasileiro, Colégio Santa Dorotéia, Colégio Nossa Senhora Auxiliadora.

A criação de Clubes de ciências, também, fez parte de seu trabalho. Os nomes Colégio Martha Falcão e Faculdade Martha Falcão nascem de uma justa homenagem a esta professora que prestou relevantes serviços em prol da educação do Amazonas, por meio de seu idealismo, dedicação e pesquisas científicas.

Professora Martha foi diretora da Creche Zezé Pio de Souza onde dedicou parte de sua vida às crianças carentes de nossa cidade.

A vida da professora Martha falcão é de grande valia para a sociedade amazonense. Reconhecida como mestra maior por, hoje, advogados, juízes, engenheiros, médicos, deputados, governadores, prefeitos, antes, jovens alunos da grande mestra. Dona Martha é reconhecida nacionalmente como “Gente que faz”. Mais do que palavras, as ações dizem tudo.

Fonte: Colégio Martha Falcão