Portal de Meio Ambiente (PMA) Brasil - Natal,Rn - Campus UFRN

16ª EDIÇÃO DO PROJETO EXPEDIÇÕES visita Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil

Divulgado em: 09/03/2017

FOTO INTERNAA Superintendência de Infraestrutura – INFRA/UFRN, através da Diretoria de Meio Ambiente – DMA/UFRN, realiza, no dia 23 de março, mais uma edição do projeto Expedições. No primeiro semestre de 2017, realizando a sua 16ª edição, o Expedições levará seus participantes para a Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, localizada na comunidade de Japecanga, município de São José de Mipibu, a aproximadamente 30km de distância de Natal.

 

 EXPEDIÇÕES

 

O projeto Expedições existe desde 2009 e foi criado pelo programa de Comunicação e Educação da DMA – o DMA Comunica, com o objetivo de sensibilizar a comunidade universitária para o envolvimento com as questões ambientais, através de visitas técnicas a instituições envolvidas no desenvolvimento de atividades e/ou projetos na área, trilhas ecológico-didáticas e fotográficas.

 

Seguindo a prática dos anos anteriores, o Expedições terá duas edições, realizadas a cada início de semestre. No dia 23 de março (quinta-feira) acontecerá a primeira, com duas visitas técnicas, sendo disponibilizadas 27 vagas em cada uma delas, em horários diferenciados, para possibilitar a participação dos estudantes dos três turnos de aulas. No turno matutino, as visitas acontecerão no período das 6:40 às 11:30h e, a segunda será realizada na parte da tarde, entre 12:40 e 17:30h. A concentração será em frente ao prédio da INFRA/UFRN, localizado em frente ao Restaurante Universitário.

 

EXPEDIÇÕES 2017.1: o destino.

 

Para a edição de 2017.1 do projeto Expedições, resíduos sólidos foi o tema escolhido. O estilo de vida atual, e o alto nível de consumo a que a sociedade chegou, vem resultando em uma geração cada vez maior de resíduos sólidos, que são descartados de maneira incorreta, gerando problemas ambientais e sociais, que atingem diretamente a vida da população.  Mesmo conhecendo o impacto que causa, muitas vezes a população contribui para os problemas gerados pela má gestão e manipulação dos resíduos sólidos, agindo contrariamente aos princípios básicos do que seria o desenvolvimento sustentável, voltado para o equilíbrio ambiental e a boa qualidade de vida.  Em consequência, surgem a poluição do ar, do solo, dos rios; a proliferação de vetores, ocasionando doenças; a obstrução de bueiros, por ocasião das chuvas,  entre tantos outros problemas.

 

Entre os diversos tipos de resíduos sólidos, os que são gerados pela construção civil – RCC, representam um percentual bem significativo dos resíduos produzidos nas áreas urbanas. Os RCC´s são provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras da construção civil. Entre os mais comuns, chamados de entulho ou metralha, encontram-se os tijolos, tubulações, concreto em geral, vidros, metais, colas, madeiras, tintas, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, plásticos, fiação elétrica etc.

 

Esse material pode ser reutilizado e reciclado, evitando o descarte desnecessário de resíduos em aterros ou, ainda, em locais clandestinos, reduzindo, desta maneira, o impacto ambiental negativo.  A reciclagem de RCC é feita por empresas especializadas.

 

Fundada em 27 de agosto de 2010, a Usina de Reciclagem de RCC Ltda , empresa potiguar  pertencente  ao Grupo Duarte, destino da primeira edição anual do projeto Expedições, opera com a Reciclagem de Resíduos da Construção Civil. Localizada na comunidade de Japecanga, a Usina atende a cerca de 100 construtoras, e 70% de todo o entulho que recebe é reciclado, utilizando como matéria-prima resíduos da construção como concreto armado, cerâmica e alvenaria, gesso, papel, plástico e madeira. Parte desse material processado retorna para a própria construção civil em forma de brita, cascalhos, etc. Outra parte segue para ser utilizada em outras atividades.

 

Na próxima matéria da série sobre a Expedição, reuniremos mais informações sobre a questão dos resíduos sólidos, e dos RCC.

 

 

INSCRIÇÕES

 

 

As inscrições para a Expedição à Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil (Grupo Duarte), estarão abertas a partir do dia 10 de março, próxima sexta-feira, e serão feitas em 2 etapas:

 

1. PELA INTERNET, no endereço indicado (https://goo.gl/forms/NnRLhoqzdbmbxmpP2), o aluno irá acessar, LER AS INSTRUÇÕES, PREENCHER E ENVIAR o FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO, IMPRIMIR e ASSINAR  o TERMO DE RESPONSABILIDADE ANEXADO que entregará presencialmente, conforme orientações no item 2. 

 

Caso o participante seja MENOR DE 18 ANOS, é obrigatória a autorização dos pais, devendo o referido TERMO ser preenchido e assinado por eles. 

É IMPORTANTE QUE O PARTICIPANTE LEIA, COM ATENÇÃO, TODAS AS INSTRUÇÕES.

 

2. O ATO DE INSCRIÇÃO SÓ É FINALIZADO PRESENCIALMENTE, após ENTREGA do TERMO DE RESPONSABILIDADE na sala da DMA COMUNICA e conferência do documento com foto do participante; em caso de o participante ser menor de idade, será necessário cópia de documento do pai ou responsável.

 

A inscrição para o Expedições é gratuita e aberta à toda comunidade acadêmica: professores, alunos e corpo técnico-administrativo da UFRN.

 

A coordenação pede para os interessados que, ANTES DE REALIZAR INSCRIÇÃO, AVALIEM SUA DISPONIBILIDADE NO DIA, PARA NÃO DESPERDIÇAR VAGA E PARTICIPAÇÃO DE OUTROS INTERESSADOS. 

 

SERVIÇO:

 

O QUE:  Projeto Expedições 2017.1 – Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil (Grupo Duarte)

 

DAS INSCRIÇÕES:

 

QUANDO:  a partir de 10 de março:

ONDE:

 

1. Formulário on line

2. Presencial : Sala da DMA Comunica.

 

COMO:

 

Passo 1:  preenchimento e envio do Formulário de inscrição, no seguinte endereço: https://goo.gl/forms/NnRLhoqzdbmbxmpP2

Passo 2: Entrega do termo de Responsabilidade na Superintendência de Infraestrutura – INFRA/UFRN, em frente ao RU;

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:  das 8:30 às 11:30, e das 14:30 às 17:30h, de 2ª à 6ª-feira.

 

QUEM PODE PARTICIPAR: professores, alunos e corpo técnico-administrativo da UFRN.

 

DA EXPEDIÇÃO:

 

QUANDO: 23 de MARÇO – pela MANHÃ, às 06h40, com retorno às 11h30. À TARDE, às 12:40, com retorno às 17h30.

ONDE:  Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, localizada na comunidade de Japecanga, no município de São José de Mipibu/RN.

CONCENTRAÇÃO:  Hall de entrada da Superintendência de Infraestrutura-INFRA/UFRN, localizada em frente ao Restaurante Universitário.

 

Por Jô Carvalho e Gil Feitoza.

Share Button


Todas as notícias.

    Astronomia no Zênite

    Programas da DMA

    DMA Comunica

    contorno1

    contorno1

    contorno1

    Banner NUPECS

    Banner Parque da Cidade


    Dicas de páginas

    Espaço Amazônia

      Washington Novaes