Portal de Meio Ambiente (PMA) Brasil - Natal,Rn - Campus UFRN

16ª EDIÇÃO DO PROJETO EXPEDIÇÕES visita Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil

Divulgado em: 09/03/2017

FOTO INTERNAA Superintendência de Infraestrutura – INFRA/UFRN, através da Diretoria de Meio Ambiente – DMA/UFRN, realiza, no dia 23 de março, mais uma edição do projeto Expedições. No primeiro semestre de 2017, realizando a sua 16ª edição, o Expedições levará seus participantes para a Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, localizada na comunidade de Japecanga, município de São José de Mipibu, a aproximadamente 30km de distância de Natal.

 

 EXPEDIÇÕES

 

O projeto Expedições existe desde 2009 e foi criado pelo programa de Comunicação e Educação da DMA – o DMA Comunica, com o objetivo de sensibilizar a comunidade universitária para o envolvimento com as questões ambientais, através de visitas técnicas a instituições envolvidas no desenvolvimento de atividades e/ou projetos na área, trilhas ecológico-didáticas e fotográficas.

 

Seguindo a prática dos anos anteriores, o Expedições terá duas edições, realizadas a cada início de semestre. No dia 23 de março (quinta-feira) acontecerá a primeira, com duas visitas técnicas, sendo disponibilizadas 27 vagas em cada uma delas, em horários diferenciados, para possibilitar a participação dos estudantes dos três turnos de aulas. No turno matutino, as visitas acontecerão no período das 6:40 às 11:30h e, a segunda será realizada na parte da tarde, entre 12:40 e 17:30h. A concentração será em frente ao prédio da INFRA/UFRN, localizado em frente ao Restaurante Universitário.

 

EXPEDIÇÕES 2017.1: o destino.

 

Para a edição de 2017.1 do projeto Expedições, resíduos sólidos foi o tema escolhido. O estilo de vida atual, e o alto nível de consumo a que a sociedade chegou, vem resultando em uma geração cada vez maior de resíduos sólidos, que são descartados de maneira incorreta, gerando problemas ambientais e sociais, que atingem diretamente a vida da população.  Mesmo conhecendo o impacto que causa, muitas vezes a população contribui para os problemas gerados pela má gestão e manipulação dos resíduos sólidos, agindo contrariamente aos princípios básicos do que seria o desenvolvimento sustentável, voltado para o equilíbrio ambiental e a boa qualidade de vida.  Em consequência, surgem a poluição do ar, do solo, dos rios; a proliferação de vetores, ocasionando doenças; a obstrução de bueiros, por ocasião das chuvas,  entre tantos outros problemas.

 

Entre os diversos tipos de resíduos sólidos, os que são gerados pela construção civil – RCC, representam um percentual bem significativo dos resíduos produzidos nas áreas urbanas. Os RCC´s são provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras da construção civil. Entre os mais comuns, chamados de entulho ou metralha, encontram-se os tijolos, tubulações, concreto em geral, vidros, metais, colas, madeiras, tintas, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, plásticos, fiação elétrica etc.

 

Esse material pode ser reutilizado e reciclado, evitando o descarte desnecessário de resíduos em aterros ou, ainda, em locais clandestinos, reduzindo, desta maneira, o impacto ambiental negativo.  A reciclagem de RCC é feita por empresas especializadas.

 

Fundada em 27 de agosto de 2010, a Usina de Reciclagem de RCC Ltda , empresa potiguar  pertencente  ao Grupo Duarte, destino da primeira edição anual do projeto Expedições, opera com a Reciclagem de Resíduos da Construção Civil. Localizada na comunidade de Japecanga, a Usina atende a cerca de 100 construtoras, e 70% de todo o entulho que recebe é reciclado, utilizando como matéria-prima resíduos da construção como concreto armado, cerâmica e alvenaria, gesso, papel, plástico e madeira. Parte desse material processado retorna para a própria construção civil em forma de brita, cascalhos, etc. Outra parte segue para ser utilizada em outras atividades.

 

Na próxima matéria da série sobre a Expedição, reuniremos mais informações sobre a questão dos resíduos sólidos, e dos RCC.

 

 

INSCRIÇÕES

 

 

As inscrições para a Expedição à Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil (Grupo Duarte), estarão abertas a partir do dia 10 de março, próxima sexta-feira, e serão feitas em 2 etapas:

 

1. PELA INTERNET, no endereço indicado (https://goo.gl/forms/NnRLhoqzdbmbxmpP2), o aluno irá acessar, LER AS INSTRUÇÕES, PREENCHER E ENVIAR o FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO, IMPRIMIR e ASSINAR  o TERMO DE RESPONSABILIDADE ANEXADO que entregará presencialmente, conforme orientações no item 2. 

 

Caso o participante seja MENOR DE 18 ANOS, é obrigatória a autorização dos pais, devendo o referido TERMO ser preenchido e assinado por eles. 

É IMPORTANTE QUE O PARTICIPANTE LEIA, COM ATENÇÃO, TODAS AS INSTRUÇÕES.

 

2. O ATO DE INSCRIÇÃO SÓ É FINALIZADO PRESENCIALMENTE, após ENTREGA do TERMO DE RESPONSABILIDADE na sala da DMA COMUNICA e conferência do documento com foto do participante; em caso de o participante ser menor de idade, será necessário cópia de documento do pai ou responsável.

 

A inscrição para o Expedições é gratuita e aberta à toda comunidade acadêmica: professores, alunos e corpo técnico-administrativo da UFRN.

 

A coordenação pede para os interessados que, ANTES DE REALIZAR INSCRIÇÃO, AVALIEM SUA DISPONIBILIDADE NO DIA, PARA NÃO DESPERDIÇAR VAGA E PARTICIPAÇÃO DE OUTROS INTERESSADOS. 

 

SERVIÇO:

 

O QUE:  Projeto Expedições 2017.1 – Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil (Grupo Duarte)

 

DAS INSCRIÇÕES:

 

QUANDO:  a partir de 10 de março:

ONDE:

 

1. Formulário on line

2. Presencial : Sala da DMA Comunica.

 

COMO:

 

Passo 1:  preenchimento e envio do Formulário de inscrição, no seguinte endereço: https://goo.gl/forms/NnRLhoqzdbmbxmpP2

Passo 2: Entrega do termo de Responsabilidade na Superintendência de Infraestrutura – INFRA/UFRN, em frente ao RU;

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:  das 8:30 às 11:30, e das 14:30 às 17:30h, de 2ª à 6ª-feira.

 

QUEM PODE PARTICIPAR: professores, alunos e corpo técnico-administrativo da UFRN.

 

DA EXPEDIÇÃO:

 

QUANDO: 23 de MARÇO – pela MANHÃ, às 06h40, com retorno às 11h30. À TARDE, às 12:40, com retorno às 17h30.

ONDE:  Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, localizada na comunidade de Japecanga, no município de São José de Mipibu/RN.

CONCENTRAÇÃO:  Hall de entrada da Superintendência de Infraestrutura-INFRA/UFRN, localizada em frente ao Restaurante Universitário.

 

Por Jô Carvalho e Gil Feitoza.

Share Button


Todas as notícias.

    Sembragires

    Sembragires

    Sembragires

    MCC

    IAGCA-USP

    MAST

    Expedições 2017.2

    Astronomia no Zênite

    Programas da DMA

    DMA Comunica

    contorno1

    contorno1

    contorno1

    Banner NUPECS

    Banner Parque da Cidade


    Dicas de páginas

    Espaço Amazônia

      Washington Novaes