Programa de Gestão Integrada de Resíduos – PROGIRES

Divulgado em: 20/07/2011

O programa de gestão integrada de resíduos é o conjunto de projetos, ações, planos e normas destinados a promover e regular a concepção, implementação e administração do gerenciamento dos resíduos gerados na UFRN. Abrange as atividades de coleta, armazenamento, tratamento e destinação final dos resíduos gerados na Universidade.

Objetivos

- Reduzir e controlar os impactos causados sobre o ambiente pelos resíduos produzidos na UFRN em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- Assegurar a melhoria contínua das condições de segurança, higiene e saúde ocupacional da comunidade universitária;
- Colaborar com a qualidade de vida da população do seu entorno.

Ações visam:

- Reduzir a geração de resíduos e adequar a segregação na origem;
- Controlar e reduzir riscos ao meio ambiente e à saúde humana;
- Assegurar o correto manuseio e disposição final dos resíduos;
- Implantar um sistema de compras na UFRN baseado nos princípios da sustentabilidade, na otimização dos recursos e na redução do desperdício.

Integram o PROGIRES:

I. O gerenciamento de resíduos sólidos comuns(RSC): Projeto de coleta seletiva solidária

II. O gerenciamento dos resíduos especiais e perigosos: reagentes e resíduos químicos – RQ, resíduos sólidos de construção e demolição – RCD, resíduos sólidos especiais – RSE (volumosos, pneus, lâmpadas, pilhas, baterias, poda, varrição, etc.), resíduos sólidos de serviços de saúde – RSSS, resíduos radioativos – RR, resíduos sólidos industriais – RSI e resíduos biológicos – RBIO.

O Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte possui uma estação de esgoto para tratamento dos efluentes domésticos. Todos os resíduos domésticos são destinados à Estação de Tratamento de Esgoto – ETE.