Programa de Controle da Qualidade da Água

Divulgado em: 12/07/2011

O programa de controle de qualidade da água da UFRN (ProÁgua) é coordenado pela Superintendência de Infraestrutura (SIN) da UFRN.

A função do ProÁgua é monitorar a qualidade da água fornecida à comunidade universitária da UFRN, através de coleta e análise de periódica, visando verificar e atender às normas estabelecidas pela Portaria n° 518/04, de 25 de março de 2004, do Ministério da Saúde cuja determinação é que toda água destinada ao consumo humano deve obedecer aos padrões de potabilidade nela estabelecidos e estar sujeita à vigilância de qualidade. No caso da UFRN, esta vigilância é feita pela Secretaria Municipal de Saúde. Dessa maneira o programa avalia se o sistema de abastecimento não oferece riscos à saúde humana.

COMO FUNCIONA A COLETA E O ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA UFRN

O Campus Central da UFRN dispõe de sistema próprio de abastecimento de água gerenciado pela Superintendência de Infraestrutura (SIN), já as unidades isoladas e o Campus Saúde são abastecidos pela concessionária local, a Companhia de Águas e Esgoto do Rio Grande do Norte (CAERN). O abastecimento do Campus Central é feito através da captação de água do manancial subterrâneo por um conjunto de 6 (seis) poços artesianos, com vazões aproximadas de 16 a 30 m³/h. Atualmente esse sistema está sendo ampliado através da perfuração de outros 3 (três) poços. Devido à qualidade da água captada é dispensado qualquer tratamento corretivo, estabelecendo-se apenas o uso da cloração para fins de desinfecção de possíveis organismos causadores de doenças.

O sistema de abastecimento do Campus possui ainda 4 (quatro) reservatórios principais elevados (200 m³ cada) , localizados em pontos estratégicos e interligados que permitem uma boa pressão em relação à saída da água nos seus pontos de distribuição. Além dos reservatórios principais, outros 4 (quatro) reservatórios secundários (30 m³ cada) são dispostos em setores de aula com o objetivo de auxiliar a reservação e garantir pressão suficiente para o abastecimento.

A rede de distribuição foi construída no início do funcionamento da Universidade e consegue atender o volume solicitado atualmente, entretanto, devido ao recente processo de expansão da Universidade, estudos estão sendo realizado para expandir o atual sistema de distribuição da água, regularizando totalmente o abastecimento de água da UFRN, inclusive com instalação de macromedição.

OS PROCEDIMENTOS DE COLETA

As análises da qualidade da água da UFRN funcionam continuamente com periodicidade mensal, exceto em casos de contaminação evidente ou quando a coleta é solicitada. A rotina ordinária para coleta mensal contempla 61 pontos de coleta no Campus Central e 42 nas demais unidades, totalizando 103 pontos. Desse modo no ano de 2011, durante os meses de Janeiro a Junho, foram realizadas 1.266 coletas e análises.

As informações obtidas a partir das análises realizadas permitem que sejam tomadas as medidas necessárias para atenuar anormalidades, eventualmente detectadas, relativas à qualidade da água.

Na tabela abaixo são explicitados os padrões de potabilidade e freqüência de amostragem adotados pelo ProÁgua:

Parâmetros Valor Máximo Permitido Frequência de
amostragem
Nitrato Até 10 mg/L Mensal
Nitrito (2) Até 1 mg/L Semestral
Cor aparente Até 15 uH (3) Mensal
Turbidez Até 5 UT (4) Mensal
pH 6,0 a 9,5 (5) Mensal
Cloreto 250,00 mg Cl/L Mensal
Condutividade ND (6) Mensal
Nitrogênio amoniacal (7) Até 1,5 mg/L NH3 Semestral
Sólidos totais dissolvidos (7) 1.000,00 mg/L Semestral